O cuidado de si na promoção do bem-estar docente no município de Ibema-Paraná

Autores

  • Adelar Aparecido Sampaio Faculdade Centro Mato-Grossense (FACEM), Sorriso

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2008.v7.i12.p23

Palavras-chave:

Atividade física, Mal-estar docente, Bem-estar docente.

Resumo

Foi desenvolvido um programa de atividades envolvendo as dimensões física, social, afetiva, cognitiva e espiritual, em estudo quanti-qualitativo com ênfase na dimensão física, durante o ano letivo de 2006, com 15 professores do ensino fundamental e médio do Município de Ibema – Paraná – Brasil. Como resultados, é considerável citar uma melhora nas variáveis de estresse e exaustão profissional, na auto-imagem e auto-estima, nas estratégias de coping (conjunto de estratégias cognitivas e comportamentais) utilizadas pelos professores, principalmente nas questões relacionadas com as suas relações interpessoais e no cuidado da saúde de forma geral.

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Publicado

10.03.2008

Como Citar

SAMPAIO, A. A. O cuidado de si na promoção do bem-estar docente no município de Ibema-Paraná. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 7, n. 12, p. 23–32, 2008. DOI: 10.36453/cefe.2008.v7.i12.p23. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1794. Acesso em: 29 mar. 2025.