Uma filosofia para um novo ensino médio

Autores

  • André Anderson Rossato Faculdade de Educação Física de Jacarezinho (FAEFIJA), Jacarezinho

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2001.v3.i1.p115

Palavras-chave:

Filosofia, Contextualização, Interdisciplinaridade, Ensino Médio, Aprendizado

Resumo

A filosofia do novo Ensino Médio visa construir alternativas de organizações curriculares comprometidas com o significado do trabalho no contexto globalizado e com o sujeito ativo no mundo do trabalho e na prática social. Este artigo aborda um plano de ação filosófico, contextualizado e interdisciplinar, considerando o desenvolvimento de competências para aprender a conhecer, a fazer, a viver juntos e a ser, como alicerces fundamentais para a formação do indivíduo na sociedade contemporânea.

Downloads

Referências

BASTIEN, C. Lês connaissances de l'enfant à adulte. Paris: Colin, 1997.

BERGER, P. Socialização: como ser membro de uma sociedade. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977.

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo/Brasília, 1998.

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA ENSINO MÉDIO. Lei 9.396/06.

FAZENDA, I. C. A Academia vai à escola. São Paulo: Papirus, 1995.

FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

JANTSCH, A. P. Interdisciplinaridade para além da filosofia do sujeito. Petrópolis: Vozes, 1995.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

MORRIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

NAMO DE MELLO, G. Relatora do parecer da CEB, nº 15, 1998.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Ensino Médio. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília: MEC/SEF, 1999.

SACRISTÁN, J. G. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

SACRISTÁN, J. G. Escolarização e cultura: a dupla determinação. In: SILVA, L. E. (Org.). Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Sulina, 1996.

TORRES, J. S. Globalização e interdisciplinaridade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

Downloads

Publicado

01.01.2000

Como Citar

ROSSATO, A. A. Uma filosofia para um novo ensino médio. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 3, n. 1, p. 115–122, 2000. DOI: 10.36453/cefe.2001.v3.i1.p115. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1865. Acesso em: 29 mar. 2025.