(In)justificativas e (im)possibilidades do professor de educação física em adotar as lutas como unidade temática

Autores

  • Walter Reyes Boehl Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre https://orcid.org/0000-0001-9655-4080
  • Leonardo da Silva Lima Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre
  • Denise Grosso da Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2018.v16.n1.p69

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Linguagens, Lutas, Unidade Temática

Resumo

O tema lutas em unidades temáticas da educação física escolar não é recorrente nas aulas. Mesmo que documentos pedagógicos norteadores apontem para o seu uso, poucos são os professores que aproveitam. Esta pesquisa tem como objetivo identificar as dificuldades e impedimentos para empregar as lutas como conteúdo em unidades temáticas de educação física escolar, por docentes sem formação em artes marciais, bem como compreender como os professores percebem as dificuldades para inserir das lutas; demonstrar quais alternativas buscam para superá-las; verificar se essa cultura corporal de movimento vem se apresentando nas aulas. O método adotado foi de caráter qualitativo do tipo descritivo/exploratório, tendo como mecanismos de coleta de informações questionários aplicados a docentes e estagiários, participantes do curso de extensão, sendo que dos 167 cursistas matriculados, 19 participantes concordaram em participar e responderam ao questionário. A análise dos elementos demonstrou que os professores evidenciam insegurança em tratar sobre um assunto o qual não dominam; que procuram diversas opções para suplantar os problemas e também sugerem a necessidade de um maior debate acerca do assunto das lutas no contexto escolar.

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Biografia do Autor

Walter Reyes Boehl, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre

Bacharel em Comunicação Social  (PUCRS); licenciado em Educação Física (UFRGS) e estudante de bacharelado em Educação Física (UFRGS).

Leonardo da Silva Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre

Atualmente é aluno dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Psicologia Educacional pelo IERGS/UNIASSELVI, além do curso de bacharelado em Educação Física na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sendo recém formado em Licenciatura em Educação Física UFRGS. Também atua na pesquisa com o GEDAEF - Grupo de Estudos em Docência e Avaliação em Educação Física; e é auxiliar de professor de Educação Física no Colégio Província de São Pedro. Teve vínculo na iniciação à docência - PIBID da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Júlio Grau. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino.

Denise Grosso da Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre

Professora Adjunta 4 da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS). É coordenadora do GEDAEF ? Grupo de Estudos em Docência e Avaliação em Educação Física e participante dos grupos F3P-EFICE - Grupo de Estudos Qualitativos Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física e DIMEEF ? Grupo de Pesquisa em Didática e Metodologia de Ensino em Educação Física (ESEF/UFRGS). Também atuou como professora no Curso de Educação Física do Centro Universitário Metodista - IPA e na Rede Pública Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, exercendo a docência em todos os níveis da Educação Básica. É Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). 

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Publicado

23.04.2018

Como Citar

BOEHL, W. R.; LIMA, L. da S.; FONSECA, D. G. da. (In)justificativas e (im)possibilidades do professor de educação física em adotar as lutas como unidade temática. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 16, n. 1, p. 69–77, 2018. DOI: 10.36453/2318-5104.2018.v16.n1.p69. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/19241. Acesso em: 19 abr. 2024.