A exposição das marcas na transmissão televisiva de jogos de futebol: um estudo de caso do campeonato gaúcho de 2008
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2009.v8.i14.p47Palavras-chave:
Esporte, Futebol, Campeonato Gaúcho, Marcas, EstratégiaResumo
Dos vários assuntos expostos na mídia, hoje em dia, o esporte é um dos que ganha destaque. Dentre as várias modalidades, o futebol se sobressai, atraindo grandes investimentos, e proporcionando aos seus anunciantes uma grande exposição. Este trabalho é um estudo de caso, no qual foram analisados dois jogos do Campeonato Gaúcho de 2008 para que fosse possível compreender o uso de marcas anunciantes em jogos de futebol. A análise foi baseada na transmissão televisiva dos jogos pela RBSTV do Rio Grande do Sul. Foram listadas todas as marcas presentes na transmissão desde o pré-jogo, as placas no campo, camisetas dos jogadores, intervalos comerciais e outras formas. O tempo de exposição de cada marca foi cronometrado, possibilitando uma avaliação da qualidade da exposição das referidas marcas.
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