A exposição das marcas na transmissão televisiva de jogos de futebol: um estudo de caso do campeonato gaúcho de 2008

Autores

  • Taís Steffenello Ghisleni Centro Universitário Franciscano (Unifra), Santa Maria
  • Lauren Lopes Centro Universitário Franciscano (Unifra), Santa Maria
  • Cristina Munaski Jobim Hollerbach Centro Universitário Franciscano (Unifra), Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2009.v8.i14.p47

Palavras-chave:

Esporte, Futebol, Campeonato Gaúcho, Marcas, Estratégia

Resumo

Dos vários assuntos expostos na mídia, hoje em dia, o esporte é um dos que ganha destaque. Dentre as várias modalidades, o futebol se sobressai, atraindo grandes investimentos, e proporcionando aos seus anunciantes uma grande exposição. Este trabalho é um estudo de caso, no qual foram analisados dois jogos do Campeonato Gaúcho de 2008 para que fosse possível compreender o uso de marcas anunciantes em jogos de futebol. A análise foi baseada na transmissão televisiva dos jogos pela RBSTV do Rio Grande do Sul. Foram listadas todas as marcas presentes na transmissão desde o pré-jogo, as placas no campo, camisetas dos jogadores, intervalos comerciais e outras formas. O tempo de exposição de cada marca foi cronometrado, possibilitando uma avaliação da qualidade da exposição das referidas marcas.

Downloads

Referências

BOURDIEU, P. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

BRASILESCOLA. Copa do Mundo. 2007. Disponível em: https://www.brasilescola.com/educacao-fisica/copa-mundo.htm. Acesso em: 20 jan. 2008.

CYRINO, E. S. et al. Aptidão aeróbia e sua relação com os processos de crescimento e maturação. Revista da Educação Física, Maringá, v. 13, n. 1, p. 17-26, 2002.

DIENER, E.; SUH, M. E. Subjective well-being and older age: an international analysis. In: SCHAIE, K. W.; LAWTON, M. P. (Orgs.). Annual review of gerontology and geriatrics: focus on emotion and adult development. New York, v. 17, p. 304-324, 1998.

GASTALDO, E. O futebol como uma das manifestações culturais no Brasil contemporâneo. Revista de Ciências Sociais, v. 5, n. 2, p. 21-29, 2002.

GORDON, C. C.; SHUMLEA, W. C.; ROCHE, A. F. Stature, recumbent length, and weight. In: LOHMAN, T. G.; ROCHE, A. F.; MARTORELL, R. Anthropometric standardization reference manual. Champaign: Human Kinetics, 1991.

HOFF, T.; GABRIELLI, F. Comunicação e marketing esportivo. Revista Brasileira de Comunicação, v. 4, p. 03-10, 2004.

KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

KOTLER, P. Marketing para o século XXI. São Paulo: Futura, 2003.

LÉGER, L. et al. The multistage 20 metre shuttle run test for aerobic fitness. Journal of Sports Sciences, v. 6, p. 93-101, 1988.

LOHMAN, T. G. Applicability of body composition techniques and constants for children and youth. Journal of Physical Education, Recreation and Dance, v. 58, n. 9, p. 98-102, 1986.

LUPETTI, M. Comunicação integrada de marketing. São Paulo: Cengage Learning, 2007.

MARTINS, J. Propaganda e comunicação de marketing. São Paulo: Atlas, 1999.

MELO NETO, F. P. Marketing esportivo e comunicação: estratégias para promoção de marcas no esporte. São Paulo: FGV, 2001.

MELO NETO, F. P. Marketing esportivo: impacto e influência na sociedade contemporânea. São Paulo: Pearson, 2007.

MUNIZ, C. Mídia e publicidade: impactos e influências. Revista de Comunicação e Publicidade, v. 2, n. 1, p. 10-20, 2004.

PINHO, J. B. O que é marketing. São Paulo: Brasiliense, 2001.

PUC-PR. Laboratório de Pneumologia. Disponível em: https://www.pucpr.br/saude/laboratorios/pneumologia/ergoespirometria. Acesso em: 25 set. 2004.

ROCHA, E. Televisão e publicidade no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Midiáticos, v. 3, n. 2, p. 190-205, 1999.

ROESCH, S. Metodologia da pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2006.

SAMPAIO, R. Propaganda e promoção: um guia para estratégias de comunicação. São Paulo: Pearson, 2003.

SHIMP, T. Comunicação integrada de marketing. São Paulo: Cengage Learning, 2002.

SOUZA, A. Publicidade e propaganda: conceitos e estratégias. Lisboa: Editorial Verbo, 2004.

TANNER, J. M. Growth at adolescence. 2. ed. Oxford: Blackwell Scientific Publications, 1962.

THOMAS, J. R.; NELSON, J. K. Métodos de pesquisa em atividade física. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

TRITSCHLER, K. A. Medida e avaliação em Educação Física e Esportes de Barrow & McGee. Barueri: Manole, 2003.

ZENONE, L. A comunicação e o marketing esportivo no Brasil. Revista Brasileira de Comunicação Esportiva, v. 5, p. 5-12, 2006.

Downloads

Publicado

10.03.2009

Como Citar

GHISLENI, T. S.; LOPES, L.; HOLLERBACH, C. M. J. A exposição das marcas na transmissão televisiva de jogos de futebol: um estudo de caso do campeonato gaúcho de 2008. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 8, n. 14, p. 47–68, 2009. DOI: 10.36453/cefe.2009.v8.i14.p47. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/2265. Acesso em: 12 abr. 2025.