A EXPOSIÇÃO DAS MARCAS NA TRANSMISSÃO TELEVISIVA DE JOGOS DE FUTEBOL: UM ESTUDO DE CASO DO CAMPEONATO GAÚCHO DE 2008

Autores

  • Taís Steffenello Ghisleni
  • Lauren Lopes
  • Cristina Munaski Jobim Hollerbach

Palavras-chave:

Esporte, Futebol, Campeonato Gaúcho, Marcas, Estratégia

Resumo

Dos vários assuntos expostos na mídia, hoje em dia, o esporte é um dos que ganha destaque. Dentre as várias modalidades, o futebol se sobressai, atraindo grandes investimentos, e proporcionando aos seus anunciantes uma grande exposição. Este trabalho é um estudo de caso, no qual foram analisados dois jogos do Campeonato Gaúcho de 2008 para que fosse possível compreender o uso de marcas anunciantes em jogos de futebol. A análise foi baseada na transmissão televisiva dos jogos pela RBSTV do Rio Grande do Sul. Foram listadas todas as marcas presentes na transmissão desde o pré-jogo, as placas no campo, camisetas dos jogadores, intervalos comerciais e outras formas. O tempo de exposição de cada marca foi cronometrado, possibilitando uma avaliação da qualidade da exposição das referidas marcas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15.12.2009

Como Citar

GHISLENI, T. S.; LOPES, L.; HOLLERBACH, C. M. J. A EXPOSIÇÃO DAS MARCAS NA TRANSMISSÃO TELEVISIVA DE JOGOS DE FUTEBOL: UM ESTUDO DE CASO DO CAMPEONATO GAÚCHO DE 2008. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 8, n. 14, p. 47–68, 2009. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/2265. Acesso em: 29 mar. 2024.