Crianças com baixo desempenho em atividades cotidianas tendem a apresentar baixo desempenho escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p137

Palavras-chave:

Comportamento Motor, Desempenho Escolar, Crianças.

Resumo

OBJETIVO: Relacionar o desempenho motor com o desempenho escolar de crianças de sete a 10 anos.
MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa descritiva de corte transversal, composta por 680 escolares do ensino fundamental I do município de São José (SC). As crianças foram avaliadas por meio do Teste Motor e a Lista de Checagem do Movement Assessment Battery for Children Second Edition – MABC-2. O Desempenho Escolar foi verificado por meio do boletim individual, fornecido pela escola, do qual foram utilizados os conceitos atribuídos aos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Utilizou-se o Statistical Package for Social Sciences - SPSS versão 20.0 for Windows para análise dos dados e para a realização do teste de normalidade de Kolmogorov-Smirnov. Para a estatística descritiva foram feitos os testes de médias, medianas, frequências e desvios-padrão, máximos e mínimos. Para análise inferencial foram utilizados o teste U de Mann-Whitney para verificar diferença entre grupos, e Qui-Quadrado e Pearson para verificar associação entre grupos e ajuste residual para a tendência de associação, além da regressão logística. Foi considerado o nível de significância de 5%.
RESULTADOS: Crianças com baixo desempenho escolar em português, apresentaram maiores médias nas habilidades de cuidado pessoal (1,69±1,99; p=0,012), de sala de aula (1,78±2,16; p=0,002) e recreativas/educação física (1,80±2,11; p=0,028), em ambientes estáveis. Em ambiente dinâmico houve diferença das médias apenas nas habilidades de cuidado pessoal/sala de aula (português: 2,70±2,56; p=0,001; matemática: 2,64±2,55; p=0,003).
CONCLUSÃO: Crianças com baixo desempenho nas atividades cotidianas são mais propensas a apresentar baixo desempenho acadêmico.

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Biografia do Autor

Robert Edward Silveira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Tailine Lisboa, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutoranda no Programa de Pós Graduação de Ciências do Movimento (PPGCMH) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestra pelo Programa de Pós Graduação de Ciências do Movimento (PPGCMH) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). 

Manuela Castro Braz, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestranda no Programa de Pós Graduação de Ciências do Movimento (PPGCMH) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). 

Carina Raffs Leite, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutoranda no Programa de Pós Graduação de Ciências do Movimento (PPGCMH) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestrado no Programa de Pós Graduação de Ciências do Movimento (PPGCMH) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). 

Walan Robert da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestrado e cursando Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bacharel em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professor no Curso de Educação Física - Bacharelado e Licenciatura - Centro Universitário Avantis (UNIAVAN). 

Thais Silva Beltrame, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria, Brasil (2000) Professor Efetivo da Universidade do Estado de Santa Catarina , Brasil. Coordenadora do Laboratório de Distúrbios da Aprendizagem e do Desenvolvimento (LADADE).

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Publicado

15.07.2020

Como Citar

SILVEIRA, R. E.; LISBOA, T.; CASTRO BRAZ, M.; RAFFS LEITE, C.; DA SILVA, W. R.; SILVA BELTRAME, T. Crianças com baixo desempenho em atividades cotidianas tendem a apresentar baixo desempenho escolar. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 2, p. 137–143, 2020. DOI: 10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p137. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/24296. Acesso em: 8 out. 2024.