Possíveis estratégias de avaliação da aprendizagem sobre o esporte em um projeto de badminton na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p101

Palavras-chave:

Pedagogia do esporte, avaliação, badminton.

Resumo


INTRODUÇÃO: Consideramos que um bom programa de ensino, vivência e aprendizagem tenha em sua elaboração e planejamento uma boa proposta de avaliação contínua para sucesso dos alunos e do professor.OBJETIVO: Descrever os instrumentos avaliativos elaborados por professores de Educação Física a partir de uma proposta de ensino do badminton para adolescentes em um programa no contraturno escolar. MÉTODOS: O cenário para aplicação do projeto ocorreu em uma instituição pública de ensino básico municipal da cidade de São Paulo, com a participação de 15 discentes do ensino fundamental II dos 8º e 9º anos. As atividades ocorreram ao longo dos quatro bimestres do ano de 2019, entre os meses de março e dezembro, compondo 72 aulas teóricas e práticas, incluindo avaliações diagnóstica, formativa e somativa.RESULTADOS: Para a avaliação diagnóstica foi elaborado um instrumento com o propósito de entender a intenção e expectativa do aluno sobre a participação do projeto e ainda, e o conhecimento sobre os esportes de raquetes. Além disso, foi aplicado um mapa mental para avaliar aspectos histórico-culturais do badminton. Para a avaliação formativa elaboramos dois instrumentos para avaliação tática-técnica e realizamos rodas de conversa e observações como instrumentos para avaliar o aspecto socioeducacional dos jogadores. Por fim, foi elaborado para avaliação somativa um questionário com a intenção de verificar se as expectativas iniciais foram atendidas ao final do projeto.CONCLUSÃO: A partir da experiência observada, vivida, problematizada e avaliada, apresentamos diferentes instrumentos de avaliação nas diferentes etapas do projeto de badminton na escola: diagnóstica, formativa e somativa.ABSTRACT. Possible strategies for assessing learning about sport in badminton project at school.BACKGROUND: We believe that a good teaching, experience and learning program has in its elaboration and planning a good proposal for continuous assessment for the success of the students and the teacherOBJECTIVE: To describe the assessment instruments developed by Physical Education teachers based on a proposal to teach badminton to adolescents in a program during the school shift.METHODS: The scenario for the application of the project took place in a public institution of municipal basic education in the city of São Paulo, with the participation of 15 students of elementary school II of the 8th and 9th years. The activities took place over the four two month blocks of the year 2019, between the months of March and December, comprising 72 theoretical and practical classes, including diagnostic, formative and summative assessments. RESULTS: For the diagnostic evaluation, an instrument was elaborated with the purpose of understanding the student’s intention and expectation about the participation of the project and also, the knowledge about racket sports. In addition, a mind map was applied to assess historical and cultural aspects of badminton. For formative assessment, we developed two instruments for tactical-technical assessment and conducted conversation and observation rounds as instruments to assess the socio-educational aspect of the players. Finally, a questionnaire was prepared for summative assessment with the intention of verifying whether the initial expectations were met at the end of the project.CONCLUSION: Based on the observed, lived, problematized and evaluated experience, we present different assessment instruments at the different stages of the badminton project at school: diagnostic, formative and somative.

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Biografia do Autor

João Marcelo de Queiroz Miranda, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Possui graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA pela Universidade Federal da Bahia (2006), mestrado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2009) e doutorado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2018). Atualmente é professor do curso de Educação Física da Universidade Cidade de São Paulo. Professor de Educação Física da rede básica de Educação da Prefeitura de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em treinamento esportivo, treinamento de força, pedagogia do esporte e educação física escolar.

Taisa Belli, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Campus Limeira

Professora colaboradora no curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP), onde co-lidera o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Esportes de Raquete (GRIPER). Seus estudos tem como temática central os Esportes de Raquete, os Esportes Ultraprolongados e o Diabetes Mellitus. Pesquisadora nas áreas de Fisiologia e Treinamento Desportivo. Graduada em Educação Física e Mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Doutora em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Rio Claro) e com Pós-doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Mãe de uma filha de 2 anos.

Peterson Amaro da Silva, Secretaria Municipal de Educação (SME) Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pedro Fukuyei Yamaguchi Ferreira.

Mestrando no programa de Educação: Currículo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós graduado em Docência no Ensino Superior é Educação Física Escolar pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Formado em Pedagogia pela Universidade Camilo Castelo Branco (UNICASTELO). Possui graduação em Educação Física pela Faculdade Brasília de São Paulo. Docente de Educação Física na Rede estadual de São Paulo entre os anos de 2009 a 2020 e da Rede Municipal de Ensino de São Paulo desde 2014.

Milton Shoiti Misuta, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Campus Limeira

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é professor RDIDP na Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP - Limeira. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Biomecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento de metodologias em Biomecânica, Biomecânica aplicada ao Esporte, Desenvolvimento de sistemas para análise de movimento, Visão computacional e processamento de imagens em Biomecânica.

Larissa Rafaela Galatti, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Campus Limeira

Doutora. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (LEPE), docente e coordenadora associada do Curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP). Credenciada ao Programa de Pós Graduação em Educação Física da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP). Suas pesquisas são centradas na Pedagogia do Esporte, em especial nas modalidades coletivas, desenvolvimento de atletas e de treinadoras e treinadores esporitvos.. É membro do Cômitê Científico do International Council for Coaching Excellence (ICCE) e International Coach Developer pela Nippon Sport Science University Coach Developer Academy (NCDA). É parecerista e membro de corpo editorial em diferentes países, em revistas com a International Sport Coaching Journal (ISCJ) e da Physical Education and Sport Pedagogy (PESP)

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Publicado

31-07-2020

Como Citar

MIRANDA, J. M. de Q.; BELLI, T.; DA SILVA, P. A.; MISUTA, M. S.; GALATTI, L. R. Possíveis estratégias de avaliação da aprendizagem sobre o esporte em um projeto de badminton na escola. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 2, p. 101–106, 2020. DOI: 10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p101. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/24515. Acesso em: 27 nov. 2021.

Edição

Seção

Dossiê Esportes de Raquete

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