Lendo o mundo nas aulas de educação física no ensino médio: por uma ecologia de saberes contra-hegemônicos sobre as práticas corporais e o corpo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27119

Palavras-chave:

Educação Física, Ensino Médio, Leitura de Mundo, Ecologia de Saberes.

Resumo

OBJETIVO: Relatar uma experiência político-pedagógica que ampliou a leitura de mundo dos estudantes do Ensino Médio sobre os conhecimentos contra-hegemônicos produzidos sobre as práticas corporais e o corpo durante as aulas de Educação Física. 
MÉTODOS: Foi relatada uma experiência educativa com estudantes do 1º ano do curso de Eletrônica integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de São Paulo – Campus SP, entre os meses de agosto e dezembro de 2020. A turma possui aproximadamente 40 alunos e o currículo é constituído por duas aulas semanais de Educação Física. 
RESULTADOS: Os estudantes realizaram uma leitura crítica do mundo sobre os saberes contra-hegemônicos sociais, políticos, econômicos, históricos, biológicos e fisiológicos que se relacionam com as práticas corporais e o corpo, produzidos pela literatura científica e movimentos sociais, durante as aulas do componente curricular. 
CONCLUSÃO: Ao fazer um diálogo entre os conceitos de leitura de mundo e ecologia de saberes contra-hegemônicos, produzidos por Paulo Freire e Boaventura de Sousa Santos, passamos a defender que a função social das aulas de educação física está relacionada com a leitura crítica do mundo dos saberes produzidos sobre as danças, lutas, esportes, ginásticas, jogos, brincadeiras e a relação da sociedade com o corpo, pelos grupos que foram marginalizados no sistema capitalista.

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Biografia do Autor

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas. Professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Uirá de Siqueira Farias, Universidade São Judas (USJT)

Doutorando em Educação Física na Universidade São Judas. Docente de Educação Física da rede pública de ensino (Santo André e São Paulo).

Valdilene Aline Nogueira, Universidade São Judas (USJT)

Doutorando em Educação Física da Universidade São Judas. Docente da Universidade de Guarulhos. Coordenadora Pedagóica do munícipio de São Paulo.

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Publicado

01.09.2021

Como Citar

MALDONADO, D. T.; FARIAS, U. de S.; NOGUEIRA, V. A. Lendo o mundo nas aulas de educação física no ensino médio: por uma ecologia de saberes contra-hegemônicos sobre as práticas corporais e o corpo. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 3, p. 183–190, 2021. DOI: 10.36453/cefe.2021.n3.27119. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/27119. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação Física Escolar: desafios e possibilidades na atualidade