Formação e atuação de professores de educação física em diferentes campos de trabalho: nexos e relações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n2.27284
Agências de fomento

Palavras-chave:

Formação e Atuação em Educação Física, Campos de Trabalho, Trabalho Pedagógico.

Resumo

INTRODUÇÃO: O texto apresenta resultados do estudo realizado na disciplina Prática de Ensino IV do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFBA. Trata da atuação dos professores de Educação Física em diversos campos de trabalho no Calabar, em Salvador, Bahia.
OBJETIVO: Identificar as regularidades e possibilidades de formação e atuação dos professores de Educação Física em diferentes campos de atuação existentes em uma comunidade. 
MÉTODOS: Os procedimentos foram: levantamento, sistematização e exposição de dados empíricos de experiências pedagógicas realizadas nas instituições do bairro.
RESULTADOS: A regularidade no trabalho formativo refere-se ao trato com o conhecimento, a forma e os destinatários. Tríade inseparável para qualquer planejamento em qualquer espaço formativo.
CONCLUSÃO: Podemos concluir que não se justifica, epistemologicamente e profissionalmente, a divisão na formação dos professores de Educação Física, vez que, o trabalho pedagógico caracteriza a atuação profissional em qualquer campo de trabalho.

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Biografia do Autor

Matheus Lima de Santana, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (LEPEL/FACED/UFBA).

Celi Nelza Zulke Taffarel, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Esporte e Lazer (LEPEL/FACED/UFBA) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo (GEPEC/FACED/UFBA).

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Publicado

04.06.2021

Como Citar

SANTANA, M. L. de; TAFFAREL, C. N. Z. Formação e atuação de professores de educação física em diferentes campos de trabalho: nexos e relações. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 2, p. 35–40, 2021. DOI: 10.36453/cefe.2021.n2.27284. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/27284. Acesso em: 19 abr. 2024.