Educação Física Escolar e o aluno com deficiência: a formação continuada em questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27362

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Física Escolar, Alunos com deficiência.

Resumo


OBJETIVO: Investigar se professores de Educação Física realizaram ou estão realizando formação continuada com foco no trabalho com alunos com deficiência.
MÉTODOS: A amostra foi constituída de 101 professores de Educação Física da rede pública municipal e estadual de ensino da região oeste do Paraná. A coleta de dados perfez-se por meio de um questionário online, composto por questões abertas e fechadas. Escolheu-se a técnica qualitativa para a análise dos dados.
RESULTADOS: Os resultados demonstraram que 30,3% dos participantes revelaram ter oferta de formação contínua, entretanto, nem sempre de qualidade, o que resulta em formações que não fomentam o conhecimento dos professores.
CONCLUSÃO: A maioria (55,4%) dos professores participantes já realizou ou está realizando alguma formação continuada em específico conhecimento sobre a Educação Especial. Os que declararam ter realizado formação continuada revelaram que as vivências junto aos alunos com deficiência e a interação com os demais professores durante a formação resultaram em melhor aprendizagem e preparo para atuar diante da diversidade no ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonatan Rogério Trindade Faria, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Licenciado em Educação Física (UNIOESTE).

Gabriela Simone Harnisch, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutora e Mestra em Educação Física (FEF/UNICAMP).  Especialista em Educação Física Escolar (UNINTER). Licenciada em Educação Física (UNIOESTE). Professora colaboradora do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Douglas Roberto Borella, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutor e Mestre em Educação Especial (PPGEEs/UFSCar).  Especialista em Psicopedagogia e Educação Especial (IBPEX). Licenciado em Educação Física (UNIOESTE). Professor efetivo do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Referências

BORELLA, D. R.; HARNISCH, G. S.; DIAS, J. A. D. Produção de conhecimento vinculada a formação de professores de educação física para atuação junto de pessoas com deficiência: contribuições do Unigepafa. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 1, p. 105-11, 2020.

BORELLA, D. R. Atividade física adaptada no contexto das matrizes curriculares dos cursos de educação física. 2010. 166f. Tese (Doutorado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar 2018. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/censo-escolar-2018-revela-crescimento-de-18-nas-matriculas-em-tempo-integral-no-ensino-medio/21206>. Acessado em: 05 de abril de 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar 2018. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/censo-escolar-2018-revela-crescimento-de-18-nas-matriculas-em-tempo-integral-no-ensino-medio/21206>. Acessado em: 05 de abril de 2021.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, de 11 de setembro de 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf>. Acessado em: 15 de outubro de 2019.

BRASIL. Constituição Federal. Lei n° 13.146 de 06 de julho de 2015. Estatuto da Pessoa com Deficiência. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm>. Acessado em: 20 de outubro de 2019.

BRASIL. Constituição Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acessado em: 27 de outubro de 2019.

BRASIL. Casa Civil. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acessado em: 10 de novembro de 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Alunos com deficiência celebram acesso mais amplo à educação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/busca-geral/202-noticias/264937351/19296>. Acessado em: 25 de fevereiro de 2021.

BRITO, R. F. de A.; LIMA, J. F. Educação física adaptada e inclusão: desafios encontrados pelos professores de educação física no trabalho com alunos com deficiência. Corpo, Movimento e Saúde, Salvador, v. 2, n. 1, p. 1-12, 2012.

CRUZ, G. de; FERREIRA, J. R. Processo de formação continuada de professores de educação física em contexto educacional inclusivo. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 19, n. 2, 163-80, 2005.

CUNHA, S. L. da. A concepção freireana sobre a formação continuada de professores: a EJA no município de Chapecó. 2014. 114f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, 2014.

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA. Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Espanha, 1994. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf>. Acessado em: 20 de outubro de 2019.

DI GIORGI, C. A. G.; MORELATTI, M. R. M.; FÜRKOTTER, M.; MENDONÇA, N. C. G. de; LIMA, V. M. M.; LEITE, Y. U. F. Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores critico-reflexivos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

FALKENBACH, A. P.; LOPES, E. R. Professores de educação física diante da inclusão de alunos com deficiência visual. Pensar a Prática, Goiânia, v. 13, n. 3, p. 1-18, 2010.

FARIAS, G. O.; SHIGUNOV, V.; NASCIMENTO, J. V. do. Formação e desenvolvimento profissional dos professores de educação física. In: SHIGUNOV, V.; SHIGUNOV NETO, A. (Orgs.). A formação profissional e a prática pedagógica: ênfase nos professores de educação física. Londrina: O Autor, 2001. p. 19-53.

FERREIRA, J. da S.; SANTOS, J. H. dos; COSTA, B. de O. Perfil de formação continuada de professores de educação física: modelos, modalidades e contributos para a prática pedagógica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, São Paulo, v. 37, n. 3, p. 289-98, 2015.

FIORINI, M. L. S.; MANZINI, E. J. Formação do professor de educação física para inclusão de alunos com deficiência. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 12, n. 1, p. 94-109, 2014a.

FIORINI, M.a L. S.; MANZINI, E. J. Inclusão de alunos com deficiência na aula de educação física: identificando dificuldades, ações e conteúdos para prover a formação do professor. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 20, n. 3, p. 387-404, 2014b.

FONTANA, E. C. Análise da produção científica sobre educação inclusiva no contexto da educação física. Revista ANALECTA, Guarapuava, v. 14 n. 2 p. 37-54, 2013/2015.

FRANK, R.; STOCCO, J.; BORELLA, D. R.; STORCH, J. A.; SCHONE, A. Formação inicial e continuada de docentes de educação física atuantes na modalidade de educação especial. Motrivivência, Florianópolis, n. 40, p. 80-9, 2013.

GADOTTI, M. Qualidade na educação: uma nova abordagem. Produção de terceiros sobre Paulo Freire. Série Livros, 2010.

GATTI, B. A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 37, p. 57-70, 2008.

GATTI, B. A; BARRETTO, E. S. S.; ANDRÉ, M. E. D. A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Lisboa: Porto Alegre: Artmed, 2010.

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

MATOS, S. N.; MENDES, E. G. Demandas de professores decorrentes da inclusão escolar. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 21, n. 1, p. 9-22, 2015.

MENDES, E. G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 33, p. 387-405, 2006.

MENDES, M. M.; PÁDUA, K. C. Influência da formação na prática de professores de Educação Física que atuam com alunos com deficiência: um estudo no sistema de ensino especial. Educação em Foco, Belo Horizonte, v. 13, n. 16, p. 13-39, 2011.

MILITÃO, A. N.; LEITE, Y. U. F. A historicidade do conceito de formação continuada: uma análise da visão de Paulo Freire sobre formação permanente. In: VII Congresso Brasileiro de História da Educação: Circuitos e Fronteiras da História da Educação no Brasil. Anais... Cuiabá, MT: Universidade Federal do Mato Grosso, 2013. v. 1. p. 1-15. Disponível em: <http://www.unoeste.br/site/enepe/2012/suplementos/area/Humanarum/Ci%C3%AAncias%20Humanas/Educa%C3%A7%C3%A3o/CONTRIBUI%C3%87%C3%95ES%20DE%20PAULO%20FREIRE%20PARA%20O%20DEBATE%20SOBRE%20A%20FO%20RMA%C3%87%C3%83O%20CONTINUADA%20DE%20PROFESSORES.p%20FORMA%C3%87%C3%83O%20CONTINUADA%20DE%20PROFESSORES.pdf>. Acessado em: 05 de março de 2021.

MORAN, J. O que é educação à distância. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/dist.pdf>. Acessado em 17 de novembro de 2020.

NASCIMENTO, R. P. do. Preparando professores para promover a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Programa de Desenvolvimento Educacional/Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2009. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2496-8.pdf>. Acessado em: 10 de junho de 2020.

OTALARA, A. P.; DALL’ACQUA, M. J. C. Formação de professores para alunos público-alvo da educação especial: algumas considerações sobre limites e perspectivas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. Esp. 2, p. 1048-58, 2016.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Formação Continuada. Disponível em: <http://www.educacao.pr.gov.br/>. Acessado em: 30 de novembro de 2019.

RODRIGUES, L. M. B. C.; CAPELLINI, V. L. M. F. Educação a Distância e formação continuada do professor. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 18, n. 4, p. 615-28, 2012.

SILVA, L. G. M.; FERREIRA, T. J. O papel da escola e suas demandas sociais. Projeção e Docência, Taguatinga, v. 5, n. 2, p. 6-23, 2014.

SOARES, F. R.; ALVES, C. M. Teoria e prática a caminho da inclusão na educação física escolar. In: II Seminário de Estudos em Educação Física Escolar, São Carlos. Anais... São Carlos: CEEFE/UFSCar, p. 222-54, 2008. Disponível em: <http://www.eefe.ufscar.br/upload/6.pdf>. Acessado em: 15 de junho de 2020.

SOBREIRA, V.; LIMA, S. R.; NISTA-PICCOLO, V. L. A percepção dos futuros professores de educação física sobre a preparação no trabalho com pessoas com deficiência. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 1, p. 138-51, 2015.

THOMAS, J. R.; NELSON, J. K.; SILVERMAN, S. J. Métodos de pesquisa em atividade física. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

TOLEDO, E. H. de; VITALIANO, C. R. Formação de professores por meio de pesquisa colaborativa com vistas à inclusão de alunos com deficiência intelectual. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 18, n. 2, p. 319-36, 2012.

VELTRONE, A. A.; MENDES, E. G. Diretrizes e desafios na formação inicial e continuada de professores para a inclusão escolar. In: IX Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores da UNESP. Anais... Águas de Lindóia, p. 2- 8, 2007. 1 – CD-ROM.

Downloads

Publicado

16-11-2021

Como Citar

FARIA, J. R. T.; HARNISCH, G. S.; BORELLA, D. R. Educação Física Escolar e o aluno com deficiência: a formação continuada em questão. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 3, p. 1–7, 2021. DOI: 10.36453/cefe.2021.n3.27362. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/27362. Acesso em: 8 dez. 2021.

Edição

Seção

Dossiê Educação Física Escolar: desafios e possibilidades na atualidade