Avaliação em educação física escolar: novos ou velhos parâmetros?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27499

Palavras-chave:

Educação Física e Treinamento, Avaliação Educacional, Docentes.

Resumo

INTRODUÇÃO: Tradicionalmente a avaliação escolar tem se caracterizado pela classificação, inclusão e a exclusão de educandos do sistema educacional. Educadores progressistas têm sugerido repensar a avaliação como uma prática contínua de coleta de informações sobre o processo de ensino e aprendizagem que visa contribuir com a formação do educando. Em se tratando da Educação Física, disciplina historicamente marcada pelo paradigma da aptidão física e do treinamento esportivo, a avaliação tem recebido novas ideias, no sentido de ampliar a análise da aprendizagem, para além da dimensão motora. Entretanto, pesquisas indicam poucas mudanças no cenário avaliativo da Educação Física escolar. 
OBJETIVO: Identificar concepções e práticas avaliativas de professores de Educação Física que lecionam em escolas no Estado de Goiás. 
MÉTODOS: : Foi realizada uma pesquisa qualitativa. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário elaborado em plataforma eletrônica. O instrumento foi encaminhado para 54 professores de Educação Física que integram a rede de contatos pessoais dos autores. Deste total, 22 professores responderam o questionário. Os dados obtidos foram analisados seguindo a metodologia de análise de conteúdo. 
RESULTADOS: Foi possível observar que há maior preocupação dos professores em avaliar a aprendizagem cognitiva, bem como o desenvolvimento integral do educando em detrimento da dimensão física, o que demonstra certa aproximação com as novas teorias da avaliação. Ao mesmo tempo, verificou-se que quase todos os docentes avaliam a participação, demonstrando que esta prática continua frequente. 
CONCLUSÃO: Conclui-se que há avanços nas concepções e práticas dos professores visando a avaliação formativa. Entretanto, romper com a tradição de se avaliar a participação e a política somatória das escolas ainda representa um desafio. 

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Biografia do Autor

Iris Reis Souza, Sem vínculo Institucional, Goiânia

Licenciado em Educação Física, com Especialização em Educação Física escolar.

Moisés Sipriano Resende, Sem vínculo Institucional, Goiânia

Mestre em Educação Física.

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Publicado

01.09.2021

Como Citar

SOUZA, I. R.; RESENDE, M. S. Avaliação em educação física escolar: novos ou velhos parâmetros?. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 3, p. 43–49, 2021. DOI: 10.36453/cefe.2021.n3.27499. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/27499. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação Física Escolar: desafios e possibilidades na atualidade