Produção científica sobre Educação Física na perspectiva do professor da educação básica: um olhar a partir dos periódicos da área

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27627

Palavras-chave:

Educação Física, Docentes, Indicadores de Publicação Científica.

Resumo


INTRODUÇÃO: Pesquisar sobre o reconhecimento da Educação Física para a comunidade escolar é uma ação recorrente dentro do subcampo científico/acadêmico da área, em especial, nas últimas décadas. Tal processo se justifica, principalmente, no que diz respeito à legitimidade da disciplina enquanto componente curricular, seus conteúdos e às percepções dos agentes que dela fazem parte. OBJETIVO: Investigar a produção científica publicada em periódicos da Educação Física, no período de 1997-2018, que abordam a temática da Educação Física Escolar (EFE) no Brasil, a partir da perspectiva do(a) professor(a) da educação básica. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa caracterizada como estado do conhecimento, a qual retrata a produção científica sobre a presente temática de 14 periódicos da área da Educação Física. Para as buscas dos artigos, usou-se o descritor Educação Física Escolar. Após o levantamento das produções, identificou-se 35 artigos, os quais foram analisados seguindo o método da análise por temáticas. RESULTADOS: A partir da análise dos artigos, emergiram-se três categorias de análise: a) perfil dos principais autores que abordam a EFE pelo olhar do professor da escola; b) procedimentos metodológicos apresentados na produção sobre EFE; e, c) principais temáticas que retratam a EFE a partir do olhar do professor da escola. CONCLUSÃO: Nota-se que as pesquisas encontradas retratam mais questões relacionadas a barreiras do processo educacional do que facilitadores. No entanto, destacam-se indicativos de enfrentamento de tais barreiras ao encontro de uma EFE significativa para a sua comunidade escolar.

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Biografia do Autor

Beatriz Teixeira Fernandes, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Brasil

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de maringá (UEM).

Kerolen Modena Alves, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Brasil

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de maringá (UEM).

Ana Luíza Barbosa Anversa, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação Física (UEM). Doutora em Educação Física (UEM). Professora do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringà (DEF/UEM).

Vânia de Fátima Matias de Souza, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Brasil

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora em Educação (UEM). Professora do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringà (DEF/UEM).

Patric Paludett Flores, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Belo Horizonte, Brasil

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Educação (UFSM). Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor do Departamento de Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Minas Gerais (DCMH/UEMG).

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Publicado

06-10-2021

Como Citar

FERNANDES, B. T.; ALVES, K. M.; ANVERSA, A. L. B.; SOUZA, V. de F. M. de; FLORES, P. P. Produção científica sobre Educação Física na perspectiva do professor da educação básica: um olhar a partir dos periódicos da área. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 3, 2021. DOI: 10.36453/cefe.2021.n3.27627. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/27627. Acesso em: 26 out. 2021.

Edição

Seção

Dossiê Educação Física Escolar: desafios e possibilidades na atualidade

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