As normas do estágio curricular supervisionado em educação física nas universidades públicas de Pernambuco

Autores

  • Maria Sergiane Ribeiro e Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina, Brasil
  • João Gabriel Eugênio Araújo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Recife
  • Diego Luz Moura Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Petrolina, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6054-4542

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2023.28955

Palavras-chave:

educação física, estágio, formação inicial

Resumo

OBJETIVO: Analisar as normas do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) em Educação Física escolar nas Instituições de Ensino Superior públicas de Pernambuco.
MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa documental, constituída por quatro Instituições de Ensino Superior (IES). Analisamos o Projeto Pedagógico do Curso de Educação Física (PPC), regimento, ementas e manual.
RESULTADOS: Os documentos não descrevem a parceria entre Universidade e escola e não abordam como o supervisor deve realizar a supervisão. Na I1 e I2 possui um documento que descreve detalhadamente as funções de cada ator do ECS, e a operacionalização do mesmo.
CONCLUSÃO: As normas deveriam possuir aspectos que envolvessem a relação entre universidade e escola como corresponsáveis no processo de formação e manuais de desenvolvimento do estágio para o supervisor. Além disso, apontamos a necessidade de uma formação específica para o supervisor de estágio.

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Publicado

01.01.2023

Como Citar

RIBEIRO E SILVA, M. S. .; EUGÊNIO ARAÚJO, J. G.; LUZ MOURA, D. As normas do estágio curricular supervisionado em educação física nas universidades públicas de Pernambuco. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 21, p. e28955, 2023. DOI: 10.36453/cefe.2023.28955. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/28955. Acesso em: 25 abr. 2024.