Contribuição do estágio curricular em educação especial na autopercepção dos licenciandos em educação física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2023.29562

Palavras-chave:

Ensino, Educação Física, Educação Especial, Competência Profissional

Resumo

INTRODUÇÃO: O presente estudo versa sobre o Estágio Curricular Supervisionado, temática conhecida no ambiente acadêmico, principalmente nas licenciaturas. Compreendendo que a intervenção docente não é fruto só da articulação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, como também do sentimento de estar apto para tal ação.
OBJETIVO: Investigar a contribuição do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Especial em relação à Autopercepção de Competência Profissional.
MÉTODOS: A amostra do estudo foi composta por 40 estudantes do curso de Educação Física – Licenciatura de uma Universidade no norte do estado do Paraná, a pesquisa foi do tipo descritiva com corte transversal e análise quantitativa, os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: Questionário Sociodemográfico e Escala de Autopercepção de Competência Profissional em Educação Física e Desportos. Na descrição dos resultados utilizou-se mediana (Md), intervalo interquartil (Q1-Q3), frequência absoluta (n) e relativa (%). Para analisar as dimensões de conhecimentos e habilidades empregaram-se os testes de Kruskal Wallis, comparação múltipla de Dunn, para a análise multivariada dos dados foi utilizada a Análise de Cluster, foi obedecido o nível de significância de 95,0% (p<0,05).
RESULTADOS: Os resultados evidenciam que após a realização do estágio houve uma ascensão na autopercepção de competência profissional de 25,0% da amostra, 20,0% apresentaram declínio, e 55,0% dos participantes não evidenciaram alteração da autopercepção.
CONCLUSÃO: Conclui-se que se faz necessário rever as práticas do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Especial do curso de Educação Física, Habilitação Licenciatura da referida Universidade no intuito de potencializar a formação dos futuros docentes.

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Publicado

20.01.2023

Como Citar

HOCAMA, L.; GOMES, N. M. .; BOTH, J. Contribuição do estágio curricular em educação especial na autopercepção dos licenciandos em educação física. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 21, p. e29562, 2023. DOI: 10.36453/cefe.2023.29562. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/29562. Acesso em: 26 abr. 2024.