O surf em tempos de aprendizagens remotas: experiências do estágio curricular supervisionado em Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2023.29595

Palavras-chave:

ensino remoto, Práticas Corporais de Aventura, Surf

Resumo

OBJETIVO: Relatar a experiência da unidade didática com a temática surf no Estágio Supervisionado em Educação Física, e de modo mais específico, analisar como se materializaram essas aulas mediante o ensino remoto.
MÉTODOS: Esta pesquisa de cunho qualitativo tratou de um relato de experiência do tipo descritivo acerca do conteúdo surf, na escola de aplicação da Universidade Federal do Maranhão – Colégio Universitário (COLUN/UFMA), partindo de uma análise conjunta entre estagiário e supervisora considerando: regimentos do estágio nas instituições de nível superior e na escola de aplicação; os registros de caderno de campo dos atores do processo, além dos documentos curriculares como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018) e o plano de ensino da unidade didática.
RESULTADOS: Destaca-se que o reconhecimento dos conceitos e práticas vivenciadas durante a sequência didática obtiveram um trato pedagógico que cumpriu as demandas do estágio, fazendo desse processo uma fase importante para o desenvolvimento da formação inicial do estagiário inserido nesse processo. Os estudantes reconheceram a importância de conhecer práticas pouco acessíveis.
CONCLUSÃO: Consideramos que a apropriação de todas as etapas do processo são cruciais para estagiário e supervisora, e não um caminho de uma via apenas. Concluímos que os estudantes ampliaram seus olhares sobre o conteúdo trabalhado para outros modos do campo do saber e do fazer, compreendendo que esses caminham juntos, independente do contexto, se presencial ou remoto.

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Biografia do Autor

Camila Fernanda Pena Pereira, Colégio Universitário (COLUN/UFMA), São Luis

Mestra em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Pernambuco e Universidade Federal da Paraíba - UPE/UFPB. Especialista em Educação Integral e Licenciada em Educação Física, com núcleo de aprofundamento em Lazer, pela Universidade Federal do Maranhão- UFMA. Professora de Educação Física na Educação Básica e Tecnológica do Colégio Universitário - COLUN/UFMA. Vice-Secretaria Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE/MA). Atua no Programa de Formação de Professores da Educação Básica do Plano Nacional de Ações Articuladas do MEC-PARFOR pela UFMA na qualidade de Professora-pesquisadora Formador I (Curso de Licenciatura em Educação Física). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física -GEPPEF/DEF/UFMA desde 2009. Estuda a área de Educação Física e Educação, com ênfase em Educação Física Escolar e Práticas Pedagógicas.

Samara Rubia Silva, Instituto Federal do Paraíba (IFPB), Campus Princesa Isabel

Mestrado em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-graduação UPE/UFPB. Professora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB-Princesa Isabel). Possui Especialização em Educação Física Escolar e graduação em Licenciatura em Educação Física, ambas pela Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco - ESEF/UPE.

Mayrhon José Abrante Farias, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Tocantinópolis

Doutor em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade de Brasília - PPGEF/UnB (2019) e Mestre pela mesma instituição (2015). É professor adjunto do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT/ Tocantinópolis)

Ernesto Vandré Teixeira Madeira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís

Professor de Educação Física - Licenciado pela Universidade Federal do Maranhão

Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física -GEPPEF/DEF/UFMA

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Publicado

02.01.2023

Como Citar

PENA PEREIRA, C. F.; SILVA, S. R. .; FARIAS, M. J. A.; MADEIRA, E. V. T. O surf em tempos de aprendizagens remotas: experiências do estágio curricular supervisionado em Educação Física . Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 21, p. e29595, 2023. DOI: 10.36453/cefe.2023.29595. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/29595. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência