Educação física escolar no município de Paiçandu (PR): fatos, conquistas e desafios da consolidação em 2016 aos dias atuais em 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2023.29844

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Currículo, Ensino Fundamental.

Resumo

INTRODUÇÃO: Este trabalho caracteriza-se como um Relato de Experiência, produzido por Professores de Educação Física do Quadro Próprio do Magistério Público Municipal de Paiçandu (PR), que atuaram na Assessoria Pedagógica de Educação Física do município.
OBJETIVOS: Neste relato o objetivo é relatar os desafios da introdução da disciplina na grade curricular com professores da área, progressos da organização coletiva, conquistas conjuntas da rede e entraves na estruturação da Educação Física Escolar de Paiçandu, uma vez que a Educação Física no município foi inserida tardiamente no currículo municipal com professores com formação específica.
MÉTODOS: Este relato produzido sob método qualitativo do tipo descritivo, contextualiza o primeiro quinquênio de trabalho, as alterações curriculares, desenvolvimento do trabalho, percalços cotidianos e os desafios impetrados pela Pandemia de COVID-19 no contexto escolar.
RESULTADOS: Os trabalhos desenvolvidos ao longo de cinco anos pela Assessoria Pedagógica e Professores de Educação Física no ambiente escolar buscaram estruturar e atualizar a estrutura curricular a fim de atender as necessidades legais da disciplina e promover o aprendizado específico dos alunos e, este trabalho se deu em diferentes contextos sociais, inclusive no momento mais crítico dos últimos tempos na Pandemia de COVID-19, enfrentando entraves políticos, financeiros e estruturais para a efetivação da atuação.
CONCLUSÃO: A tarefa de estruturar propostas pedagógicas, aliar o ensino da Educação Física com limitações físicas e de recursos é um desafio de grande monta. Consideramos que muito já foi feito, porém, ainda há muito a se fazer para que o processo de ensino e aprendizagem se efetive em condições ideais de trabalho.

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Biografia do Autor

Gilson Firmino de Goes, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Brasil

Atua como professor de Educação Física nas Prefeituras Municipal de Paiçandu e de Maringá.

Saulo Testa, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina

Professor de Educação Física graduado pela Universidade Estadual de Maringá, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, Doutorando em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado UEM-UEL. Professor de Educação Física da Rede Municipal de Educação de Paiçandu-PR, atualmente atuando como Assessor Pedagógico de Educação Física na Autarquia Municipal de Educação.

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Publicado

01.01.2023

Como Citar

FIRMINO DE GOES, G. .; TESTA, S. Educação física escolar no município de Paiçandu (PR): fatos, conquistas e desafios da consolidação em 2016 aos dias atuais em 2022. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 21, p. e29844, 2023. DOI: 10.36453/cefe.2023.29844. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/29844. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência