Reflexões sobre a pesquisa em Educação Física: aproximações com a fenomenologia e a etnografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2023.30238

Palavras-chave:

Educação Física, Fenomenologia, Etnografia

Resumo

INTRODUÇÃO: Pensar as vertentes epistemológicas que subsidiam os diferentes olhares para a Educação Física e como ela se estabelece para embasar diferente pesquisas dentro do campo teórico, é de fundamental relevância na pós-graduação. Assim o objetivo do presente ensaio foi analisar e compreender como as bases epistemológicas da fenomenologia e etnografia tem influenciado nas pesquisas em Educação Física, especialmente na afirmação de um novo paradigma de ciência.
DESENVOLVIMENTO: Para isso, utilizamos como método uma revisão bibliográfica em artigos, textos e livros que discutem as diferentes bases epistemológicas perpassando pela origem e características da ciência positivista até os novos paradigmas de pesquisa. Os resultados sinalizam para um olhar social da compreensão dos fenômenos buscando um novo paradigma de ciência, pós-abissal e que considere saberes alternativos.
CONCLUSÃO: Conclui-se que a fenomenologia e a etnografia são abordagens que olham e se inserem a partir da cultura e que as contribuições para a Educação Física sinalizam para um olhar social da compreensão dos fenômenos possível de se estabelecer um novo paradigma de ciência, pós-abissal que considere saberes alternativos compreendendo a nossa sociedade atual em suas múltiplas dimensões.

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Publicado

30.05.2023

Como Citar

MACHADO, D.; MANTOVANI , T. V. L.; FILGUEIRAS, I.; FREIRE, E. dos S. Reflexões sobre a pesquisa em Educação Física: aproximações com a fenomenologia e a etnografia. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 21, p. e30238, 2023. DOI: 10.36453/cefe.2023.30238. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/30238. Acesso em: 26 abr. 2024.