Metodologias ativas aplicadas à formação do profissional de educação física: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2023.30531

Palavras-chave:

Educação Física. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Formação profissional.

Resumo

INTRODUÇÃO: A Educação Física é uma área de formação que aborda as atividades corporais em suas dimensões pedagógicas, culturais, sociais e biológicas. A complexidade destas interações demanda competências específicas na formação profissional. Neste sentido, as metodologias ativas promovem uma aproximação crítica e reflexiva com a realidade que o espera na futura profissão.
OBJETIVO: Este estudo objetivou sintetizar a produção científica e identificar o cenário de uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação do profissional de Educação Física; assim como verificar as estratégias de operacionalização dessas metodologias.
MÉTODOS: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados: Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (Scielo), Google Acadêmico (GA) e Portal de Periódicos da Capes publicadas até 2021. Foram analisados 14 estudos (duas revisões bibliográficas e 12 estudos interventivos).
RESULTADOS: Foi observado que alunos e professores percebem as metodologias ativas como positivas, e diversas são as estratégias utilizadas que levam em conta os subsídios teóricos da metodologia ativa. No entanto, a aplicação dessas metodologias se mostra tímidas frente aos benefícios que trazem na formação desses profissionais.
CONCLUSÃO: É preciso perpassar o paradigma da metodologia tradicional com a capacitação docente e um currículo integrado para que a implantação das novas metodologias de ensino aconteça.

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Publicado

17.04.2023

Como Citar

KOGURE, G. S.; JOAQUIM, A. G.; DE MORAES , C. .; RIBEIRO, V. B. .; CARRASCO , L. B. Z. . Metodologias ativas aplicadas à formação do profissional de educação física: uma revisão integrativa. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 21, p. e30531, 2023. DOI: 10.36453/cefe.2023.30531. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/30531. Acesso em: 16 abr. 2024.