Saltos básicos do solo da ginástica artística: quais são, como executá-los e avaliá-los?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2023.30713

Palavras-chave:

Ginástica, Ensino, Professor

Resumo

OBJETIVO: Este estudo objetivou avaliar a percepção de professores de Ginástica Artística (GA) sobre os saltos básicos do solo, principais características, erros de execução e como ensiná-los.
MÉTODOS: Para tanto, cinco especialistas em GA participaram como fontes orais qualificadas para esta pesquisa. Os participantes receberam um formulário online contendo carta-convite, espaço para preenchimento de informações pessoais, de sua formação acadêmica e sua experiência no ensino do esporte, e perguntas a serem respondidas em áudios enviados por WhatsApp para os pesquisadores.
RESULTADOS: Os resultados mostraram que todos os professores de GA têm experiências variadas com o esporte. Não houve consenso sobre quais são os saltos básicos de solo na GA, mas, cinco foram citados por todos os entrevistados: estendido, grupado, afastado, carpado e meia-volta.
CONCLUSÃO: Esta pesquisa exploratória mostrou que, mesmo entre especialistas, pode existir diferença de entendimento sobre quais são os saltos básicos do esporte, sua forma de execução e de ensino dessas técnicas desportivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Porto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte UERJ: http://www.ppgcee.uerj.br/ 

CV Lattes http://lattes.cnpq.br/8287791519979361 

Google Escolar: http://scholar.google.com.br/citations?user=d7sZlmwAAAAJ  

Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Flavia_Porto?ev=hdr_xprf

Referências

APPOLINÁRIO, F. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

BARROS, T. E. da S. de; RAMOS, V.; BRASIL, V. Z.; SOUZA, J. R. de; KUHN, F.; COSTA, A. R. As fontes de conhecimento de treinadores de ginástica artística. Pensar a prática, v. 20, n. 3, p. 446-60, 2017. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v20i3.41179

BENITES, L. C.; BARBIERI, F. A.; SOUZA NETO, S. de. O futebol: questões e reflexões a respeito dessa “profissão”. Pensar a Prática, v. 10, n. 1, p. 51-68, 2007. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v10i1.188

BOMPA, T. O. Total training for young champions. Champaign: Human Kinetics, 2000.

BRASIL. Lei nº 9.696, de 1 de setembro de 1998. Dispõe sobre a regulamentação da Profissão de Educação Física e cria os respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física. Brasília-DF: Diário Oficial da União; 1998. p. 1. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1998/lei-9696-1-setembro-1998-374623-publicacaooriginal-1-pl.html

BUSTO, R. M.; ACHOUR JUNIOR, A.; MOREIRA, R. S. T. Ginástica artística: uma proposta de aplicabilidade. Extramuros, v. 1, n. 1, p. 124-33, 2013. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/extramuros/article/view/617

CAVALLIERI, F.; LOPES, G. P. Índice de Desenvolvimento Social - IDS: comparando as realidades microurbanas da cidade do Rio de Janeiro. Coleção Estudos Cariocas, v. 8, n. 20080401, p. 12, 2008. Disponível em: https://docplayer.com.br/storage/24/2870960/1687390781/dL71DuVM42XdLTvY8HVXVQ/2870960.pdf Acesso em: 05/06/2022.

COSTA, C. M. Qualificado, capacitado, habilitado, autorizado e ambientado – qual a diferença? Disponível em: https://ccmendes26.jusbrasil.com.br/noticias/226850910/qualificado-capacitado-habilitado-autorizado-e-ambientado-qual-a-diferenca Acesso em: 20/07/2018.

DI THOMMAZO, A. Superando dificuldades no trato da ginástica artística na prática profissional de professores iniciantes de educação física. 2006. 132f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2006. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/96059

DUARTE, M. Análise estabilográfica da postura ereta humana quasi-estática. 2000. 87f. Tese (Livre Docência) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/39/tde-07022007-070941/en.php

FIG. Fédération Internationale de Gymnastique. 2022-2024 Code of Points. Disponível em: https://www.gymnastics.sport/publicdir/rules/files/en_2022-2024%20WAG%20COP.pdf Acesso em: 01/06/2023.

GARG, A.; XU, D.; LAURIN, A.; BLABER, A. P. Physiological interdependence of the cardiovascular and postural control systems under orthostatic stress. American Journal of Physiology Heart and Circulatory Physiology, v. 307, n. 2, p. H259-64, 2014. DOI: https://doi.org/10.1152/ajpheart.00171.2014

GUERRA, M. Cinquentões, ginastas dos anos 80 desafiam o tempo e disputam o Brasileiro entre os jovens. Disponível em: https://ge.globo.com/ginastica-artistica/noticia/cinquentoes-ginastas-dos-anos-80-desafiam-o-tempo-e-disputam-o-brasileiro-entre-os-jovens.ghtml Acesso em: 27/02/2023.

GUINNESS WORLD RECORDS. Oldest gymnast. Disponível em: https://www.guinnessworldrecords.com.br/world-records/oldest-gymnast Acesso em: 27/02/2023.

HOSHI, R. A.; PASTRE, C. M.; VANDERLEI, L. C. M.; NETTO JÚNIOR, J.; BASTOS, F. D. N. Lesões desportivas na ginástica artística: estudo a partir de morbidade referida. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 14, n. 5, p. 440-5, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-86922008000500008

LAMB, M.; OLIVEIRA, P. D. D.; TANO, S. S.; GIL, A. W. D. O.; SANTOS, E. V. N. D.; FERNANDES, K. B. P.; ... ; OLIVEIRA, R. F. Efeito do treinamento proprioceptivo no equilíbrio de atletas de ginástica rítmica. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 20, n. 5, p. 379-82, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1517-86922014200502056

LOPES, P.; OLIVEIRA, M. S.; FÁTIMA, C. R. D.; NUNOMURA, M. Motivos de abandono na prática de ginástica artística no contexto extracurricular. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 30, n. 4, p. 1043-9, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-55092016000401043

MAGRI, D. Rebeca Andrade volta a brilhar com ouro e prata no mundial de ginástica artística. Disponível em: https://brasil.elpais.com/esportes/2021-10-23/rebeca-andrade-volta-a-brilhar-com-ouro-e-prata-no-mundial-de-ginastica-artistica.html Acesso em: 5/06/2022.

NASCIMENTO, M. V. R. Treinamento com pesos para crianças e adolescentes e a especialização precoce. Revista Sociedade Científica, v. 3, n. 5, p. 14-40, 2020. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.3955178

NUNOMURA, D. M.; NISTA-PICCOLO, D. V. L. A ginástica artística no Brasil: reflexões sobre a formação profissional. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 24, n. 3, p. 175-94, 2003. Disponível em: http://oldarchive.rbceonline.org.br/index.php/RBCE/article/view/770

NUNOMURA, M. Ginástica artística e especialização precoce: cedo demais para especializar, tarde demais para ser campeão! Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 24, n. 3, p. 305-14, 2010. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbefe/v24n03/v24n03a01.pdf

NUNOMURA, M. Técnico de ginástica artística: uma proposta para a formação profissional. 2001 181f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.

NUNOMURA, M.; CARBINATTO, M. V; CARRARA, P. D. S. Reflexão sobre um programa de formação profissional na ginástica artística. Pensar a Prática, v. 16, n. 2, p. 469-83, 2013. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v16i2.17345

NUNOMURA, M.; FERREIRA FILHO, R. A.; DUARTE, L. H.; TANABE, A. M.; OLIVEIRA, M. S. Fundamentos da ginástica artística. In: NUNOMURA, M.; TSUKAMOTO, M. (Orgs.). Fundamentos das ginásticas. Jundiaí: Fontoura, 2009. p. 213-55.

RUSSELL, K.; KINSMAN, T. Coaching certification manual: introductory gymnastics - level 1. Ontario: Gymnastics Canada Gymnastique Publication, 1986.

SANTOS, E.; MENDES, R.; MARTINS, F.; CLEMENTE, F. Os efeitos da demonstração e da instrução em vídeo na aprendizagem da pirueta. Revista da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, v. 1, n. 2, p. 201-17, 2013. Disponível em: http://www.ipg.pt/scpd/files/revista_scpd_n2.pdf#page=201 Acesso em: 01/06/2023.

SANTOS, F. B. dos; IGNÁCIO, M. C.; BOEHL, W. R.; GONÇALVES, G. de O.; MORESCO, D. NUNES; IGNÁCIO, A. C.; MELO, M. C. Riscos e benefícios da especialização esportiva precoce: um estudo de revisão. In: DORNELLAS, L. C. G.; NEVES, C. M.; REZENDE, F. (Orgs.). Educação física e suas interfaces: lazer, aventura e meio ambiente. Volume 1. São Paulo: Científica Digital, 2022. p. 99-111. DOI: https://doi.org/10.37885/211206875

SANTOS, J. C. E. dos; ALBUQUERQUE FILHO, J. A. de. Manual de ginástica olímpica. Rio de Janeiro: Sprint, 1985.

SCHIAVON, L. M. O projeto crescendo com a ginástica: uma possibilidade na escola. 2003. 179f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

SCHIAVON, L. M.; QUEIROZ LIMA, L. B. de; OLIVEIRA FERREIRA, M. D. T. de; SILVA, Y. M. da. Análise da formação e atualização dos técnicos de ginástica artística do Estado de São Paulo. Pensar a Prática, v. 17, n. 3, p. 618-35, 2014. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v17i3.29749

SCHIAVON, L.; NISTA-PICCOLO, V. A ginástica vai à escola. Movimento, v. 13, n. 3, p. 131-50, 2007. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.3572

SILVA, A. M. M. da. A ginástica artística praticada por homens na cidade do Rio de Janeiro: um olhar de professores e praticantes. 2018. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2018.

TSUKAMOTO, M. H. C. Formação e experiência de professores de ginástica artística em clubes e escolas. In: XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte; III Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Anais... Salvador: CBCE, 2009. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2009/XVI/paper/view/1402/709 Acesso em: 05/06/2022.

TSUKAMOTO, M. H. C.; NUNOMURA, M. Iniciação esportiva e infância: um olhar sobre a ginástica artística. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 26, n. 3, p. 159-76, 2005. Disponível em: http://www.oldarchive.rbceonline.org.br/index.php/RBCE/article/view/166

VISWANATHAN, A.; SUDARSKY, L. Balance and gait problems in the elderly. Handbook of clinical neurology, v. 103, p. 623-34, 2012.

Downloads

Publicado

23.06.2023

Como Citar

PORTO, F.; REIS, B. H. R.; DOMINGUES, S. B. C.; LÍRIO GURGEL, J. Saltos básicos do solo da ginástica artística: quais são, como executá-los e avaliá-los? . Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 21, p. e30713, 2023. DOI: 10.36453/cefe.2023.30713. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/30713. Acesso em: 1 maio. 2024.