Desenvolvendo-se com a capoeira na escola: revisão sistemática

Autores

  • Paulo Carvalho de Alencar Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São João dos Patos https://orcid.org/0009-0006-2885-0009
  • Maria da Conceição Rodrigues Vasconcelos Fernandes Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São João dos Patos
  • Fabiana de Andrade Ferreira Vasconcelos Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São João dos Patos https://orcid.org/0000-0002-9557-1257
  • Marcos Antonio do Nascimento Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São João dos Patos https://orcid.org/0000-0002-7512-9146

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2023.31491

Palavras-chave:

habilidades motoras, educação física, escola

Resumo

INTRODUÇÃO: A capoeira nasceu da ânsia do negro por liberdade, e sua história está atrelada fortemente com o período do Brasil colônia. Os negros, com o passar do tempo, foram percebendo a necessidade de elaborar uma forma de se manterem protegidos. Hoje em dia, a capoeira faz parte dos conteúdos a ser trabalhados na educação física escolar, e assim como qualquer outro esporte, tem a função de desenvolver a cultura corporal do movimento e auxiliar no desenvolvimento das habilidades motoras.
OBJETIVO: Analisar por meio de uma revisão sistemática da literatura, a contribuição da capoeira para o desenvolvimento das habilidades motoras dos educandos no contexto escolar.
MÉTODOS: Foi realizada uma revisão sistemática em estudos publicados em língua portuguesa, utilizando a metodologia PRISMA, nas seguintes bases de dados: Scielo, BVS e Google acadêmico, que abordem as temáticas de capoeira e desenvolvimento das habilidades motoras. Para isso, realizou-se uma análise com o intuito de atingir o objetivo da pesquisa, a partir das seguintes palavras-chaves: capoeira, educação física, desenvolvimento motor, habilidades motoras e escola.
RESULTADOS: Ao realizar a busca nas bases de dados, foram encontrados 1.121 estudos: sendo 10 na Scielo, 17 na BVS e 1.094 no Google Acadêmico. Após submeter aos critérios de inclusão e exclusão, foram incluídos na revisão 5 estudos, sendo três na educação física escolar e dois na Associação de Pais Amigos e dos Excepcionais.
CONCLUSÃO: a prática da capoeira evidencia ser eficaz, pois trabalha uma grande variedade de movimentos que contribuem para o desenvolvimento das habilidades motoras dos praticantes.

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Biografia do Autor

Paulo Carvalho de Alencar, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São João dos Patos

Egresso do curso de educação física licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão, São João dos Patos, Maranhão, Brasil

Maria da Conceição Rodrigues Vasconcelos Fernandes, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São João dos Patos

Graduada em Pedagogia (UESPI). Especialista em Docência do Ensino Superior (FAR). Especialista em Educação Global, Inteligências Humanas e Construção da cidadania (FESN). Professora Substituta da Universidade Estadual do Maranhão, e da Universidade Federal do Paiuí

Fabiana de Andrade Ferreira Vasconcelos, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São João dos Patos

Professora substituta do curso de educação física licenciatura na Universidade Estadual do Maranhão

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Publicado

06.10.2023

Como Citar

ALENCAR, P. C. de; FERNANDES, M. da C. R. V.; VASCONCELOS, F. de A. F.; NASCIMENTO, M. A. do. Desenvolvendo-se com a capoeira na escola: revisão sistemática. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 21, p. e31491, 2023. DOI: 10.36453/cefe.2023.31491. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/31491. Acesso em: 1 maio. 2024.