Desenvolvendo-se com a capoeira na escola: revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2023.31491Palavras-chave:
habilidades motoras, educação física, escolaResumo
INTRODUÇÃO: A capoeira nasceu da ânsia do negro por liberdade, e sua história está atrelada fortemente com o período do Brasil colônia. Os negros, com o passar do tempo, foram percebendo a necessidade de elaborar uma forma de se manterem protegidos. Hoje em dia, a capoeira faz parte dos conteúdos a ser trabalhados na educação física escolar, e assim como qualquer outro esporte, tem a função de desenvolver a cultura corporal do movimento e auxiliar no desenvolvimento das habilidades motoras.
OBJETIVO: Analisar por meio de uma revisão sistemática da literatura, a contribuição da capoeira para o desenvolvimento das habilidades motoras dos educandos no contexto escolar.
MÉTODOS: Foi realizada uma revisão sistemática em estudos publicados em língua portuguesa, utilizando a metodologia PRISMA, nas seguintes bases de dados: Scielo, BVS e Google acadêmico, que abordem as temáticas de capoeira e desenvolvimento das habilidades motoras. Para isso, realizou-se uma análise com o intuito de atingir o objetivo da pesquisa, a partir das seguintes palavras-chaves: capoeira, educação física, desenvolvimento motor, habilidades motoras e escola.
RESULTADOS: Ao realizar a busca nas bases de dados, foram encontrados 1.121 estudos: sendo 10 na Scielo, 17 na BVS e 1.094 no Google Acadêmico. Após submeter aos critérios de inclusão e exclusão, foram incluídos na revisão 5 estudos, sendo três na educação física escolar e dois na Associação de Pais Amigos e dos Excepcionais.
CONCLUSÃO: a prática da capoeira evidencia ser eficaz, pois trabalha uma grande variedade de movimentos que contribuem para o desenvolvimento das habilidades motoras dos praticantes.
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