A influência da educação física escolar na escolha do esporte de rendimento de atletas adultos
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2023.31696Palavras-chave:
Atletas, educação, Esporte escolar, EsporteResumo
INTRODUÇÃO: A Educação Física na escola apresenta uma importância para o ensino dos esportes. Como também pode oportunizar na detecção de futuros atletas.
OBJETIVO: Analisar a opinião dos atletas sobre a influência do esporte escolar na escolha do esporte de rendimento.
MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa. Utilizou-se um questionário semiestruturado para atender aos objetivos do estudo e aplicado na forma virtual.
RESULTADOS: Um total de 135 atletas foram avaliados, com idade média de 24,8±5,8 anos. Um total de 44,4% dos atletas apontou que a escola influenciou na escolha pela continuidade na pratica esportiva e 91,1% relataram que a escola é fundamental para a formação de futuros atletas e detecção de novos talentos no esporte.
CONCLUSÃO: o esporte escolar tem influência na escolha do esporte de alto rendimento e na formação de competências fundamentais para o desenvolvimento no esporte, uma vez que se constatou que o primeiro contato com os desportos parte diretamente das aulas de Educação Física escolar.
Downloads
Referências
ANDRADE, M. X. de; CARLET, R.; SHAMAH, M. E. do P.; ELIAS, L. de O.; VOSER, R. da C. O futsal como formador de atletas para o futebol: uma revisão narrativa. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, v. 14, n. 57, p. 161-70, 2022. Disponível em: http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1213. Acesso em: 19/06/2023.
BENTO, J. O. Desporto, corpo e saúde – ensaio para um discurso maior. In: GUEDES, O. C. Atividade física e esportes: Contextos e perspectivas evolutivas. João Pessoa: Unipê, 2001. p. 66-72.
BETTI, M. Educação física e sociedade. São Paulo: Movimento, 1991.
BRACHT, V.; ALMEIDA, F. Q. A política de esporte escolar no Brasil: a pseudovalorização da educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 24, n. 3, p. 87-101, 2003. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/765 Acesso em: 5/06/2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 20/06/2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto n°. 69.450. 1971. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D69450.htm Acesso em: 20/06/2023.
BRASIL. Ministério do Esporte. Dimensões pedagógicas do esporte. Brasília: UnB/CEAD, 2004. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/123456789/228/modulo02DimensoesPedagogicasEsporte.pdf?sequence=3 Acesso em: 20/06/2023.
BRASIL. Ministério dos Esportes. Decreto Lei n° 9.615, de 24 de março de 1998. Lei Pelé. Diário Oficial Federal. Brasília. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9615consol.htm Acesso em: 19/06/2023.
CASTELLANI FILHO, L. Política educacional e educação física. Campinas: Autores Associados, 1998.
DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
GUEDES, O. C. Atividade física e esportes: contextos e perspectivas evolutivas. João Pessoa: Unipê, 2001.
HERDEIRO, R. C. A relação entre esporte escolar e esporte de alto rendimento: recreação, reprodução e distinção. 2013. 151f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade de Brasília, Brasília, 2013. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/14728 Acesso em: 14/06/2023.
MILLEN NETO, A. R.; FERREIRA, A. C.; SOARES, A. J. G. Políticas de esporte escolar e a construção social do currículo de educação física. Motriz, v. 17, n. 3, p. 416-23, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1980-65742011000300005
MOREIRA, W. W. Educação física escolar: uma abordagem fenomenológica. Unicamp: Campinas, 1995.
RAMOS, J. J. Os exercícios físicos na história e na arte. São Paulo: Ibrasa. 1982.
ROSA, C. F.; COSTA, N. R.; NAVARRO, A. C. A prática do futsal feminino na formação das jogadoras brasileiras de futebol. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, v 1, n. 2, p. 9, 2009. Disponível em: http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/19 Acesso em: 20/06/2023.
SOARES, T. SILVA, M. A. A educação física escolar e o esporte de alto rendimento. 2019. 25f. TCC (Graduação em Educação Física) - Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2019. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/xmlui/handle/11338/5569 Acesso em: 15/06/2023.
TANI, G.; KOKUBUN, E.; MANOEL, E. J.; PROENÇA, J. E. Educação física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU, 2006.
TUBINO, M. J. G. O que é Esporte? São Paulo: Ibrasa, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Direitos Autorais Partilhados

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.