O profissional de educação física no discurso da Política Nacional de Saúde Mental
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2023.31830Palavras-chave:
Educação física, Saúde Mental, PolíticaResumo
INTRODUÇÃO: Este estudo aborda a presença do profissional de educação física nos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e os direcionamentos da Política Nacional de Saúde Mental (PNSM) para a sua atuação.
OBJETIVO: Buscar direcionamentos apresentados no discurso de documentos da Política Nacional de Saúde Mental para a atuação do profissional de educação física.
MÉTODOS: Realizou-se uma pesquisa documental, de natureza qualitativa tendo a base de dados SAUDE LEGIS como fonte onde foram incluídas portarias e regulamentos lançados no período de 2011 a 2022, para a interpretação dos dados optou-se pelo uso da análise de conteúdo.
RESULTADOS: Foram encontrados quatro documentos referentes a Política Nacional de Saúde Mental com apontamentos para a educação física direcionando para atividades voltadas a atividade física, esportes e lazer com enfoque para a população com transtornos mentais decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.
CONCLUSÃO: Foi possível observar que a educação física tem apresentado possibilidade de atividades específicas da sua área de conhecimento e outras atividades comuns ao campo da saúde mental, as quais são de competências de todo profissional da saúde mental.
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