Formação em educação física no âmbito do lazer: o que revelam os docentes da UEPA?

Autores

  • Gustavo Maneschy Montenegro Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém
  • Vera Lúcia da Costa Fernandes Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2011.v10.n18.p29

Palavras-chave:

Educação Física, Lazer, Formação Profissional

Resumo

O estudo objetivou analisar o discurso dos professores da disciplina “Estudos do Lazer” do curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará-UEPA. Metodologia: utilizamos entrevista semi-estruturada seguida de análise do discurso. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professores que a ministraram durante no ano de 2009. O Problema: Como contribuir para uma formação qualitativa na disciplina “Estudos do Lazer” a partir da análise do discurso dos professores no curso de Educação Física da UEPA? Resultados: A formação em Educação Física voltada ao campo de atuação do lazer ocorre por meio de uma prática pedagógica investigativa sob as bases de ensino PROJETO, que se fundamenta na indissociabilidade entre ensino-pesquisa e extensão. Observamos que nem todos os professores reconhecem essa prática pedagógica PROJETO que é desenvolvida como norteadora da disciplina, percebendo-se a necessidade de consolidar essa ação, embora exista uma compreensão em comum entre eles, entendendo o lazer como um direito social.

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Publicado

14.12.2012

Como Citar

MONTENEGRO, G. M.; FERNANDES, V. L. da C. Formação em educação física no âmbito do lazer: o que revelam os docentes da UEPA?. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 10, n. 18, p. 29–37, 2012. DOI: 10.36453/cefe.2011.v10.n18.p29. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/5102. Acesso em: 24 mar. 2025.