Ambiente domiciliar e desempenho motor de pré-escolares
DOI:
https://doi.org/10.36453/2318-5104.2013.v11.n2.p11Palavras-chave:
Ambiente domiciliar, desempenho motor, criançasResumo
O objetivo desse estudo foi analisar a relação entre o ambiente domiciliar e o desempenho motor de crianças. Participaram do estudo 24 crianças de 36 a 42 meses de idade. Para verificar o desempenho motor foi utilizado a bateria de testes Movement Assessment Battery for Children- Second Edition(MABC-2) e, para verificar a qualidade equantidade das oportunidades do ambiente domiciliar foi utilizado o questionário Affordances in the Home Environment for Motor Development (AHEMD). A análise estatística foi realizada por meio de mediana e intervalo interquartílico e teste de correlação de Spearman. Os resultados demonstraram baixas oportunidades e estímulos para o desenvolvimento infantil proporcionadas pelo ambiente domiciliares. Porém, esta carência não influenciou o desempenho motor das crianças. Conclui-se para essa amostra que o ambiente domiciliar não influenciou diretamente no desempenho motor das crianças. Contudo, é necessário que os pais entendam a importância do ambiente domiciliar e seu potencial para propiciar um melhor desenvolvimento infantil.
Downloads
Referências
ANZANELLO, J. Oportunidade de estimulação, desenvolvimento motor e desenvolvimento social de crianças no primeiro ano de vida em diferentes contextos. 2010. 161f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
BRONFENBRENNER, U. Bioecological theory of human development. In: BRONFENBRENNER, U. (Ed.) Making human being human: bioecological perspectives on human development. Thousand Oaks: SagePublications, 2005.
FONSECA, F. R.; BELTRAME, T. S.; TKAC, C. M. Relação entre o nível de desenvolvimento motor e variáveis do contexto de desenvolvimento de crianças. Revista de Educação Física, Maringá, v. 19, n. 2, p. 183-194, 2008.
GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3. ed. São Paulo: Phorte, 2005.
GALLAHUE, D. L.; DONELLY, C. F. Educação Física Desenvolvimentista para todas as crianças. 4. ed. São Paulo: Phorte, 2008.
HAYWOOD, K. M.; GETCHELL, N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
HENDERSON, S.; SUGDEN, D. A.; BARNETT, A. Movement assessment battery for children. 2. ed. San Antonio: HarcourtAssessment; 2007.
LORDELO, E. R.; CHALHUB, A. A.; GUIRRA, R. C.; CARVALHO, C. S. Contexto e Desenvolvimento Cognitivo: Frequência à Creche e Evolução do Desenvolvimento Mental. Revista Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 324-334, 2007.
MACEDO, C. S.; ANDREUCCI, L. C.; MONTELLI, T. C. B. Alterações cognitivas em escolares de classe socio-econômica desfavorecida. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, São Paulo, v. 62, n. 3-b, p. 852-857, 2004.
MANDICH, A. D.; POLATAJKO, H. J.; MISSIUNA, C. Developmental Coordination Disorder: Mechanisms, measurement and management. Human Movement Science, Amsterdam, v. 22, n. 4-5, p. 407-11, 2003.
MARIA, W. B. Análise das oportunidades de estimulação motora no contexto familiar de crianças em desenvolvimento típicas e atípicas. 2011. 102f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) - Centro de Ciências da Saúde e do Esporte, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.
MIRANDA, T. B.; BELTRAME, T. S.; CARDOSO, F. L. Desempenho motor e estado nutricional de escolares com e sem transtorno do desenvolvimento da coordenação. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 56-66, 2011.
NAZARIO P. F. Desempenho motor e as affordances do contexto. 2011. 9 f . Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.
NOBRE, F. S. S.; COSTA, C. L. A.; OLIVEIRA, D. L.; CABRAL, D. A.; NOBRE, G. C.; CAÇOLA, P. Análise das oportunidades para o desenvolvimento motor (affordances) em ambientes domésticos no Ceará – Brasil. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 9-18, 2009.
NOBRE, F. S. S.; PONTES, A. L. F. N.; COSTA, C. L. A.; CAÇOLA, P.; NOBRE, G. C.; VALENTINI, N. C. Affordances em ambientes desenvolvimento motor de pré-escolares. Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 3, p. 652-668, 2012.
RAPOPORT, A.; PICCININI, C.A. O ingresso e Adaptação de bebês e crianças pequenas à creche: Alguns aspectos crítico. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 14, n. 1, p. 81-95, 2001.
RODRIGUES, L. P.; SARAIVA, A. L.; GABBARD, C. Development and construct validation of an inventory for assessing the home environment for motor development. Research Quarterly for Exercise and Sport, London, v. 76, n. 2, p. 140-148, 2005.
ROSA NETO, F. Manual de avaliação motora. Porto Alegre: Artmed, 2002.
SCHOBERT, L. O desenvolvimento motor de bebês em creches: um olhar sobre diferentes contextos. 2008. 158f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
ZAJONZ, R.; MÜLLER, A. B.; VALENTINI, N. C. A influência de fatores ambientais no desempenho motor e social de crianças da periferia de Porto Alegre. Revista da Educação Física, Maringá, v. 19, n. 2, p. 159-171, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.