Ambiente domiciliar e desempenho motor de pré-escolares

Autores

  • Gislaine Contessoto Pizzo Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá
  • Guilherme Futoshi Nakashima Amaro Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá
  • Pamela Norraila da Silva Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá
  • Nayara Malheiros Caruzzo Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá
  • José Luiz Lopes Vieira Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá
  • Patrik Felipe Nazario Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2013.v11.n2.p11

Palavras-chave:

Ambiente domiciliar, desempenho motor, crianças

Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar a relação entre o ambiente domiciliar e o desempenho motor de crianças. Participaram do estudo 24 crianças de 36 a 42 meses de idade. Para verificar o desempenho motor foi utilizado a bateria de testes Movement Assessment Battery for Children- Second Edition(MABC-2) e, para verificar a qualidade equantidade das oportunidades do ambiente domiciliar foi utilizado o questionário Affordances in the Home Environment for Motor Development (AHEMD). A análise estatística foi realizada por meio de mediana e intervalo interquartílico e teste de correlação de Spearman. Os resultados demonstraram baixas oportunidades e estímulos para o desenvolvimento infantil proporcionadas pelo ambiente domiciliares. Porém, esta carência não influenciou o desempenho motor das crianças. Conclui-se para essa amostra que o ambiente domiciliar não influenciou diretamente no desempenho motor das crianças. Contudo, é necessário que os pais entendam a importância do ambiente domiciliar e seu potencial para propiciar um melhor desenvolvimento infantil. 

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Publicado

06.02.2014

Como Citar

PIZZO, G. C.; AMARO, G. F. N.; DA SILVA, P. N.; CARUZZO, N. M.; VIEIRA, J. L. L.; NAZARIO, P. F. Ambiente domiciliar e desempenho motor de pré-escolares. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 11, n. 2, p. 11–18, 2014. DOI: 10.36453/2318-5104.2013.v11.n2.p11. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/8504. Acesso em: 28 mar. 2024.