Possibilidades do ensino das lutas na escola: uma pesquisa-ação com professores de educação física

Authors

  • Bernhardt Hegele Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)
  • Fernando Jaime González Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)
  • Robson Machado Borges Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2018.v16.n1.p99

Keywords:

Fights, Physical Education, Action research

Abstract

This research sought to verify the consequences of a collaborative training experience, in the conceptions of teachers about the approach of the struggles in the School Physical Education classes. For that, it was operated methodologically with the accomplishment of an action research with four physical education teachers who work in public schools in the interior of Rio Grande do Sul (Brazil). The teachers, together with one of the researchers, constituted a study group that met weekly in eight meetings, in order to reflect on the approach of the struggles in physical school education. The results indicate that, initially, the teachers did not feel able to thematize the struggles in the school. Especially, because they did not have a specific curricular component in their initial formation. However, after the study, teachers understood that it is possible to work with the struggles in physical education classes. The main factors that led to this change were the study of the games of fights and their classification based on distances, the production of tasks during the meetings and the corporal experience in the meetings.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bernhardt Hegele, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

Professor de Educação Física pela Unijuí

Fernando Jaime González, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Professor da Unijuí nos cursos de Educação Física e no PPG em Educação nas Ciências.

Robson Machado Borges, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

Doutorando em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Professor na Unijuí, no Departamento de Humanidades e Educação.

References

BEHRENS, M. A. O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitários. Educação, Porto Alegre, v. 30, n. 63, p. 439-55, 2007.

BETTI, M. Educação física escolar: ensino e pesquisa-ação. 2.ed. Ijuí: Unijuí, 2013.

BETTI, M. Imagens em avaliação-ação: uma pesquisa-ação sobre o uso de matérias televisivas em aulas de educação física. Educar em Revista, Curitiba, n. esp. 2, p. 137-52, 2010.

BORGES, R. M. Diálogos sobre o ensino do esporte educacional: uma pesquisa-ação na formação continuada. 2014. 280f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf>. Acessado em: 10 de fevereiro de 2018.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: educação física. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1998.

CASTELLANI FILHO, L. Lino Castellani Filho: entrevista [Ago, 2011]. Entrevistador: Juca Kfouri. São Paulo: Canal ESPN, 2011. Entrevista concedida ao Programa Juca Entrevista. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_5CdwUpNqdg>. Acessado em: 9 de março de 2016.

CORREIA, W. R.; FRANCHINI, E. Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate. Motriz, Rio Claro, v. 16 n. 1 p. 1-9, 2010.

ESPARTERO, J. Aproximación histórico-conceptual a los deportes de lucha. In: VILLAMÓN, M. Introducción al judo. Barcelona: Hispano Europea, 1999.

GOMES, M. S. P. Procedimentos pedagógicos para o ensino das lutas: contextos e possibilidades. 2008. 139f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

GONZÁLEZ, F. J.; BRACHT, V. Metodologia do ensino dos esportes coletivos. Vitória: UFES, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2012.

GONZÁLEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não-lugar da EF escolar I. Cadernos de Formação RBCE, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 9-24, 2009.

GONZÁLEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não lugar da EF escolar II. Cadernos de Formação RBCE, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 10-21, 2010.

GONZÁLEZ, F. J.; FRAGA, A. B. Afazeres da educação física na escola: planejar, ensinar, partilhar. Erechim: Edelbra, 2012.

HEROLD JUNIOR, C. Tradição e modernidade na pedagogia das lutas, artes marciais e esportes de combate: uma reflexão sobre o livro Ensino de lutas. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 2, p. 501-4, 2016.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa nacional por amostra de domicílios. Práticas de esporte e atividade física: 2015. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2017.

LIMA, M. L. A abordagem das lutas nas aulas de educação física escolar: o que pensam os professores? 2018. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2018.

MATOS, J. A.; HIRAMA, L.; GALATTI, L. R.; MONTAGNER, P. C. Presença/ausência do conteúdo lutas na educação física escolar: identificando desafios e propondo sugestões. Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde, Campinas, v. 13, n. 2, p. 117-35, 2015.

RUFINO, L. G. B. A pedagogia das lutas: caminhos e possibilidades. Jundiaí: Paco Editorial, 2012a.

RUFINO, L. G. B. “Campos de luta”: o processo de construção coletiva de um livro didático na educação física no ensino médio. 2012. 364f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2012b.

RUFINO, L. G. B.; DARIDO, S. C. A separação dos conteúdos das “lutas” dos “esportes” na educação física escolar: necessidade ou tradição? Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 3, p. 1-17, 2011.

RUFINO, L. G. B.; DARIDO, S. C. O ensino das lutas na escola: possibilidades para a educação física. Porto Alegre: Penso, 2015.

SALDANHA, M. As lutas como tema de ensino na educação física escolar: uma análise da compreensão dos professores. 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2018.

SILVERMAN, D. Interpretação de dados qualitativos: métodos para análise de entrevistas, textos e interações. Porto Alegre: Artmed, 2009.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2011.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-66, 2005.

ZEICHNER, K.; DINIZ-PEREIRA, J. E. Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, p. 63-80, 2005.

Published

21-03-2018

How to Cite

HEGELE, B.; GONZÁLEZ, F. J.; BORGES, R. M. Possibilidades do ensino das lutas na escola: uma pesquisa-ação com professores de educação física. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 16, n. 1, p. 99–107, 2018. DOI: 10.36453/2318-5104.2018.v16.n1.p99. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/18953. Acesso em: 17 jul. 2024.