Práticas pedagógicas inovadoras: as lutas como conteúdo da educação física no ensino médio

Autores

  • Carmem Elisa Henn Brandl Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon
  • Cristiane Boelhouwer Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED/PR), Marechal Cândido Rondon
  • Kymberli Nadine Guiosi Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED/PR), Marechal Cândido Rondon

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2018.v16.n1.p89

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Prática Pedagógica, Lutas

Resumo

Partindo do pressuposto de que as lutas são pouco desenvolvidas nas aulas de educação física, embora façam parte da cultura corporal, portanto dos conteúdos que devem ser ensinados na escola, esta pesquisa teve por objetivo aplicar e avaliar uma proposta pedagógica desse conteúdo, pautada na pedagogia histórico-crítica, comparando o conhecimento inicial e final dos alunos. A pesquisa caracterizou-se como descritiva qualitativa. Participaram da pesquisa uma turma de ensino médio e uma professora de educação física de uma escola estadual do Paraná. Os dados foram coletados por meio de um questionário e através de um diário de campo. O procedimento constou de grupos de estudo, elaboração de material didático, intervenção pedagógica e coleta de dados. Os resultados demonstraram que embora os alunos conheçam diversos tipos de lutas, o conceito é limitado e muitas vezes equivocado, especialmente relacionando-o à violência. Sobre a prática pedagógica, ao comparar o conhecimento prévio com o conhecimento demonstrado após as aulas realizadas, tendo como referência os objetivos propostos, pode-se verificar uma evolução tanto na dimensão conceitual como nas dimensões atitudinal e procedimental. Concluiu-se que a partir de práticas pedagógicas inovadoras e sistematizadas há grande possibilidade de introduzir o conteúdo lutas nas aulas de educação física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmem Elisa Henn Brandl, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon

Grauação em Educação Física, Mestrado em Educação/Educação Motora, Doutorado em Educação Física/Pedagogia do Movimento. Professora do curso de Educação Física da UNIOESTE Campus de Mal.Cândido Rondon. Líder e Pesquisado do GEPEFE/UNIOESTE - Linha de Pesquisa Educação Física Escolar.

Referências

BETTI, M. Educação Física Escolar: ensino e pesquisa-ação. Injuí: Unijuí, 2009.

BRANDL, C. E. H.; SILVA JUNIOR, A. P. Um estudo sobre a aplicação das Diretrizes Curriculares Estaduais do Paraná na prática pedagógica de professores de Educação Física. Anais do 8º Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar. Londrina: UEL, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais – Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Base Nacional Curricular Comum - BNCC. Brasília: MEC/SEF, 2017.

CARREIRO, E. A. Lutas. In: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na escola: Implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

CINTRA, M. M.; LEMOS, M, P; LUIZ ANTÔNIO SILVA CAMPOS, L.A.S.; SIMÕES, R. O ensino das Lutas na Educação Física Escolar: o estado da arte. Coleção Pesquisa em Educação Física. Várzea Paulista. Vol. 15, n. 1, 2016.

GASPARIN, J. L. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 5 ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.

KRAVCHYCHYN, C.; CARDOSO, S. M. V.; MORETTI, L. H. T.; OLIVEIRA, A. A. B. Educação física escolar brasileira: caminhos percorridos e “novas/velhas” perspectivas. Rev. Teoria e Prática da Educação, v. 14, n. 1, p. 107-118, jan./abr. 2011.

MAZINI FILHO, M. L.; SIMÕES, M. R.; VENTURINI, O.G. R.; SAVÓIA, R. P.; MATTOS, D. J.; AIDAR, F. J.; COSTA, S. P. O ensino de Lutas nas aulas de Educação Física Escolar. Cinergis. Ano 15 - Volume 15 - Número 4 - Outubro/Dezembro, 2014.

NASCIMENTO, P. R. B.; ALMEIDA, L. A tematização das Lutas na Educação Física Escolar: restrições e possibilidades. Movimento, Porto Alegre, v. 13, n. 03, p. 91-110, setembro/dezembro de 2007.

PARANÁ. Diretrizes Curriculares Estaduais da Educação Básica (DCEs) do Paraná. Curitiba: Secretaria de Estado de Educação, 2008.

RICCI, M.C.P. A ginástica geral na Educação Física Escolar e a Pedagogia Histórico-crítica. Revista Digital. Buenos Aires. Ano 12. nº 116. Janeiro, 2008.

RODRIGUES, A. I. C.; BAIÃO JUNIOR, A. A; ANTUNES, M. M.; ALMEIDA, J. J. G. Percepção dos dirigentes das escolas do município de Jaguariúna sobre as Lutas. Phys. Educ. v. 28, e2809, 2017.

ROESCH, S.M.A. Projetos de Estágios e de Pesquisa em Administração: Guia para Estágios, Trabalhos de conclusão, Dissertações e Estudo de Caso. São Paulo: Atlas, 2005.

RUFINO, L. G. B; DARIDO, S. A separação dos conteúdos das “Lutas” dos “esportes” na Educação Física Escolar: necessidade ou tradição? Pensar a Prática. Goiânia, v. 14, n. 3, p. 117, set./dez. 2011.

RUFINO, L. G. B; DARIDO, S. O ensino das Lutas nas aulas de Educação Física: análise da prática pedagógica à luz de especialistas. Rev. Educ. Fís da UEM. v. 26, n. 4, p. 505-518, 4. trim. 2015.

Downloads

Publicado

14.05.2018

Como Citar

BRANDL, C. E. H.; BOELHOUWER, C.; GUIOSI, K. N. Práticas pedagógicas inovadoras: as lutas como conteúdo da educação física no ensino médio. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 16, n. 1, p. 89–98, 2018. DOI: 10.36453/2318-5104.2018.v16.n1.p89. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/19250. Acesso em: 29 mar. 2024.