Tempo livre, ócio, lazer e recreação nos projetos pedagógicos de quatro cursos de educação física do Brasil, Chile e Uruguai

Autores

  • Verónica Gabriela Silva Piovani Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) https://orcid.org/0000-0002-4451-8229
  • Franklin Castillo Retamal Universidad Católica del Maule (UCM)

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p189

Palavras-chave:

Currículo, Atividades de Lazer, América Latina

Resumo

Objetivo: analisar e comparar a presença da área de lazer e recreação nos Projetos pedagógicos (PP) e nas ementas das disciplinas de cursos de EF do Brasil, Chile e Uruguai. Métodos: Análise documental dos PP de quatro cursos de Educação Física de uma universidade do Brasil (estado do Paraná), uma do Chile (região de Maule) e uma do Uruguai (departamento de Rivera). Os PP dos cursos foram obtidos através dos websites das universidades. Resultados: Nos PP dos cursos de Licenciatura em EF (Brasil), Pedagogia em EF (Chile) e Licenciatura em EF - Opção práticas educativas (Uruguai), evidenciou-se o conceito de educação para o tempo livre.  Encontrou-se que o curso de Bacharelado em EF (Brasil) possui maior carga horária de disciplinas que tratam a temática tempo livre, lazer e recreação de maneira direta e indireta, seguido pelo curso de EF de Uruguai e de Chile. Em geral, entre os assuntos que as disciplinas abordavam encontrou-se a relação do lazer com dimensões socioculturais, com o desenvolvimento de políticas públicas, com a intervenção por meio de jogos e brincadeiras e com as atividades na natureza. Conclusão: Evidenciaram-se similitudes e diferenças interessantes na abordagem da temática tempo livre, lazer e recreação nos cursos de EF estudados, as quais se vinculam com a constituição do campo da EF e do próprio tempo livre, lazer, ócio e recreação em estes países.

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Biografia do Autor

Verónica Gabriela Silva Piovani, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Licenciada em Educação Física pela Universidad de la República - Uruguai

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina 

Doutoranda do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM/UEL 

Professora do Curso de Educação Física Bacharelado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Franklin Castillo Retamal, Universidad Católica del Maule (UCM)

Professor da Faculdade de Ciências da Educação - Departamento de Ciências da Atividade Física da Universidad Católica del Maule - Chile

Licenciado em Educação Física pela Universidad Católica del Maule (UCM) - Chile

Mestrado em Motricidade Humana pela Universidad Autónoma de Chile - Chile

Mestrado em Educação pela Universidad La República - Chile (2007).

Mestrado em Educação Ambiental pela Universidad de Playa Ancha - Chile.

Doutorando em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM/UEL - Brasil

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Publicado

06.03.2019

Como Citar

SILVA PIOVANI, V. G.; CASTILLO RETAMAL, F. Tempo livre, ócio, lazer e recreação nos projetos pedagógicos de quatro cursos de educação física do Brasil, Chile e Uruguai. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 189–197, 2019. DOI: 10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p189. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/21372. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação e Desenvolvimento Profissional