Pibid na educação física: formação e intervenção de professores

Autores

  • Milliane Rachadel Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Juliana Regina Guimarães Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Gelcemar Oliveira Farias Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p77

Palavras-chave:

Educação Física, Formação de professores, PIBID

Resumo

Introdução: O PIBID proporciona ao estudante a aproximação com a escola, com o campo de intervenção profissional e com referenciais teóricos que sustentam a Educação Física. Objetivo: Assim, este estudo apresenta como objetivo analisar os fatores que contribuíram para a formação e intervenção de egressos do PIBID vinculados ao curso de licenciatura em Educação Física de uma universidade pública de Santa Catarina. Métodos: A investigação caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, que fizeram parte 16 egressos do curso de licenciatura em Educação Física. Para coleta de dados foi utilizado um questionário composto de duas partes: uma destinada aos dados de identificação e a outra parte composta pelo questionário adaptado de Assis (2016), que refere as informações quanto à formação, a interdisciplinaridade, as perspectivas profissionais futuras e as oportunidades na participação no PIBID. Na análise de dados foi utilizada a estatística descritiva, tendo dentro de sua análise a classificação dos indicadores em consenso forte e consenso fraco, realizados por meio da média, desvio padrão, moda e mediana. Resultados: Os resultados obtidos nas categorias em sua maioria foram em consenso forte, com exceção dos indicadores de interdisciplinaridade onde em duas afirmativas o consenso foi fraco, porém o que indicou que o programa proporciona e trabalha com a interdisciplinaridade. Conclusão: Dentre os resultados encontrados como consenso forte nos quatro indicadores da pesquisa é que o PIBID auxilia e tem um resultado positivo na formação profissional do docente.

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Publicado

06.05.2019

Como Citar

RACHADEL, M.; PEREIRA, M. P. V. de C.; GUIMARÃES, J. R.; FARIAS, G. O. Pibid na educação física: formação e intervenção de professores. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 77–85, 2019. DOI: 10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p77. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/21702. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação e Desenvolvimento Profissional