Bullying: perceptions of future teachers in the school ambient

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27502

Keywords:

Bullying, Physical Education, Behavior

Abstract

BACKGROUND: Bullying is a phenomenon that suggests acts of physical and/or verbal violence that occur repetitively with one or more victims. Such phenomenon began to achieve notoriety from studies published in 1980.
OBJECTIVE: To identify within the school context, from the speeches of academics, the role of Physical Education in order to overcome bullying.
METHODS: This study has the character of being an exploratory research of a qualitative nature in which 20 students of Physical Education from Pará State University took part. Based on interviews, content analysis was employed.
RESULTS: The results showed that practice and theory regarding to concepts are aligned with combating bullying, in addition to reflecting that even aggressors sometimes experience some type of abuse in other environments, the main motivations for bullying are related to phenotype and behavior, and Physical Education can be a discipline that contributes in the improvement of students.
CONCLUSION: Its concludes that the role of Physical Education in combating bullying is directly linked to the way the teachers positions theirselves regarding this practice.

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Author Biographies

Nairana Cristina Santos Freitas, Universidade do Estado de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá

Possui titulação de Técnico em Controle Ambiental na área profissional do meio ambiente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (2013), graduação em licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (2018), pós graduação em Educação Física Escolar pelo Instituto de Ciência e Tecnologia de Votuporanga (2018), professora na instituição de ensino C.M.E.F José Nogueira de Moraes (2018), Bacharelado em Educação Física pelo Centro de Ensino Superior de Piracanjuba EIRELI EPP - CESUP (2019), professora na escola CEJA Prof Marisa Mariano da Silva (2019). Professora substituta da Universidade Federal de Mato Grosso (2019-2021). Atualmente é aluna de mestrado em Educação Física pelo PPGEF na Universidade Federal de Mato Grosso.

   

Aníbal de Magalhães Neto, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá

 Possuo graduação em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (1999), mestrado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2002), Mestre em Genética e Bioquímica pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Doutor em Genética e Bioquímica pela Universidade Federal de Uberlândia (2011). Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso. Tenho experiências na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Biomarcadores Salivares, Diabetes, Obesidade e Exercício Físico. Atuei como membro do Time Brasil durante os Jogos Olímpicos de Verão na cidade do Rio de Janeiro em Agosto de 2016. No projeto Alterações no metaboloma de atletas de alto-rendimento: uma ferramenta para a compreensão de estados hipermetabólicos, sendo supervisionado por L.C.Cameron. E também na Educação Física escolar: Com as práticas corporais de aventura (Esporte de orientação) e suas nuances nas habilidades cognitivas de alunos em diversas fases do ensino básico, fundamental e médio. Membro do Grupo de Pesquisa (Fronteiras, Culturas, Identidades: espaço de diálogo com povos indígenas do Araguaia/Xingu (Foco na interação Indígenas e esporte) dentro e fora da Escola. 

Patrícia Chaves de Araújo do Socorro, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém

Doutoranda em Educação Física do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física (UEM/UEL) -Linha de Pesquisa - Trabalho e Formação em Educação Física. Possui Graduação (licenciatura Plena) em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA - 1994), Graduação em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (UNAMA - 2000). Possui Especialização em Metodologia do Ensino da Educação Física Escolar (UFPA - 1995). Possui Mestrado em Motricidade Humana pela Universidade do Estado do Pará ( UEPA-2004). Possui Doutorado em Pedagogia da Educação Física (PUC-2012). Atualmente é professora da Universidade do Estado do Pará. Professora do Núcleo de Esporte e Lazer (SEDUC /NEL), Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos de Lazer (GEL) Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Lazer, atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, educação física, educação, metodologia e ensino

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Published

16-11-2021

How to Cite

FREITAS, N. C. S.; MORAES, R. R.; NETO, A. de M.; DO SOCORRO, P. C. de A. Bullying: perceptions of future teachers in the school ambient. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 3, p. 101–107, 2021. DOI: 10.36453/cefe.2021.n3.27502. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/27502. Acesso em: 6 jul. 2024.

Issue

Section

Dossiê Educação Física Escolar: desafios e possibilidades na atualidade