Ginástica: um conhecimento aplicado à educação física escolar
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.1999.n1.p38Palabras clave:
Ginástica Escolar, Educação Física, Desenvolvimento IntegralResumen
O estudo busca identificar e descrever a ginástica nos contextos contemporâneos, com especial atenção à sua aplicação na Educação Física escolar. Pretende-se compreender como as diferentes manifestações da ginástica podem contribuir para a formação integral do aluno no ambiente educacional. A ginástica é analisada em suas diversas manifestações, organizadas em cinco categorias: condicionamento físico, competição, fisioterápica, conscientização corporal e demonstração. Estas categorias abrangem desde atividades de caráter funcional até práticas educativas que priorizam a interação social e a formação humana. O texto enfatiza a ginástica geral, destacando sua potencialidade enquanto ferramenta educativa capaz de integrar movimentos criativos e expressivos com outros elementos da cultura corporal, como dança e folclore. Na Educação Física escolar, a ginástica deve ir além de seu caráter utilitário, promovendo valores humanos e atendendo às necessidades e interesses dos alunos. Modelos como o da Ginástica Geral do Grupo Ginástico da Unicamp são apresentados como referências que aliam capacitação e formação humana. A ginástica, quando utilizada de forma educativa, pode ser um meio eficaz para o desenvolvimento integral do aluno, promovendo a cooperação, criatividade, autoexpressão e interação social. Ao romper com a visão funcionalista, a ginástica na escola deve ser flexível, adaptável e enriquecedora, valorizando tanto a capacitação técnica quanto os valores humanos, essenciais para uma formação completa.
Descargas
Citas
AYOUB, E. A Ginástica geral na sociedade contemporânea: perspectivas para Educação Física escolar. Campinas: UNICAMP, Tese de Doutorado, 1998.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1993.
GALLARDO, J. S. P. Proposta de uma linha de Ginástica para Educação Física Escolar. In: PICCOLO, V. L. N. (Org.). Educação Física Escolar: ser ... ou não ter? Campinas: Editora da UNICAMP, 1993.
LEI de Diretrizes e Bases da Educação. Acontece Especial: UNIMEP, fev. 1997.
MATURANA, H.; REZEPKA, S. N. de. Formación humana y capacitación. Santiago: Dolmen, 1995.
PICCOLO, V. L. N. Educação Física Escolar: ser ... ou não ter? Campinas: Editora da UNICAMP, 1993.
SOUZA, E. P. M. de. Ginástica Geral: uma área de conhecimento da Educação Física. Tese de Doutorado. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 1997.
SOUZA, E. P. M. de. Educação Motora e Ginástica: A Proposta do Grupo Ginástico UNICAMP. In: Congresso Latino Americano de Educação Motora, 1. Foz do Iguaçu, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2000 Derechos de Autor Compartidos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Los derechos de autor permiten descargar, compartir, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exhibir y reproducir total o parcialmente el artículo para cualquier propósito legal, siempre que no tenga fines lucrativos y se cite la fuente.
Informamos que todo el contenido del texto publicado, así como sus posibles errores ortográficos y gramaticales, es de total responsabilidad de sus autores, sin que el Caderno de Educação Física e Esporte o nuestros Evaluadores Ad Hoc asuman ninguna implicación legal ni responsabilidad por posibles negligencias en el uso del idioma portugués o extranjero.