Crescimento físico e ambienten de vida: influências positivas e negativas
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2001.v3.i1.p33Palabras clave:
Crescimento, Desenvolvimento, Fatores influenciadoresResumen
Este estudo teve por objetivo analisar as influências positivas ou negativas das características e variáveis ambientais sobre o crescimento físico de escolares de 7 a 14 anos de Marechal Cândido Rondon - PR. Mais especificamente, foram analisados o comportamento das variáveis antropométricas estatura e peso corporal. Participaram da amostra 1.185 escolares de ambos os sexos, matriculados nas escolas públicas do município. Como instrumento de coleta foram utilizados uma balança e um estadiómetro (para peso e estatura, respectivamente), além de um questionário com questões fechadas para o levantamento das variáveis ambientais (socioeconômicas e culturais). Os resultados podem estar indicando a influência das variáveis ambientais sobre os índices de crescimento apresentados pelas crianças. Embora tenham sido encontrados índices de peso e estatura corporal abaixo do normal, salienta-se que os índices normais e acima do normal prevalecem. Assim, conclui-se que o comportamento do crescimento físico dos escolares investigados, de maneira geral, demonstra-se em condições similares de normalidade, quando comparado ao padrão referencial. Ainda, constatou-se a existência de forte relação entre as condições de vida e índices de crescimento, pela observação de diferenças nas dimensões corporais dos escolares, quando consideradas algumas características do contexto de desenvolvimento, reforçando a necessidade de que investigações desta natureza não devem deixar de considerar as influências do ambiente, as quais podem estar afetando os índices de crescimento das crianças.
Descargas
Citas
BOGIN, B. Patterns of human growth. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.
BRONFENBRENNER, U. Ecological systems theory. In: VASTA, R. Six theories of child development: revised formulations and current issues. London: Jessica Kingsley Publishers, 1992.
BUKATKO, D.; DAEHLER, M. E. Child development: a topical approach. Boston: Houghton Mifflin Company, 1992.
CORSEUIL, H. X. Esporte, competição e a criança: um ponto de vista. Caderno de Educação Física, v. 2, n. 1, p. 117-177, 2000.
ECKERT, H. M. Desenvolvimento Motor. São Paulo: Manole, 1993.
FORGHIERI, Y. C. Psicologia fenomenológica: fundamentos, métodos e pesquisas. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1993.
GARBARINO, J. Children and families in the social environment. New York: Aldine Publishing Company, 1982.
HAEFFNER, L. S. B. Comparação do crescimento, maturação sexual e estado nutricional de escolares de 7 a 14 anos. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 1995.
JOB, J. C.; PIERSON, M. Endocrinologia pediátrica e crescimento. São Paulo: Manole, 1980.
KREBS, R. J. (Org.). Teoria dos sistemas ecológicos: um paradigma para o desenvolvimento infantil. Santa Maria: Pallotti, 1997.
LABARBA, R. C. Foundations of developmental psychology. New York: Academic Press, 1981.
MALINA, R. M. Growth and development: the first twenty years. Minneapolis: Burgess Publishing Company, 1975.
MALINA, R. M. Crescimento de crianças latino-americanas: comparações entre os aspectos sócio-econômicos, urbano-rural e tendência secular. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 4, n. 3, p. 46-75, 1990.
MALINA, R. M.; BOUCHARD, C. Growth, maturation and physical activity. Champaign: Human Kinetics, 1991.
MARCONDES, E. Pediatria Básica. São Paulo: Sarvier, 1985.
MARCONDES, E. Crescimento da criança: fatores ambientais do crescimento, monitorização do crescimento. In: I Congresso de Educação Pré-Escolar dos Países do Cone Sul. Anais... Santa Maria: Pallotti, 1988, p. 277-312.
MARCONDES, E. Desenvolvimento da criança: desenvolvimento biológico - Crescimento. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Pediatria, 1994.
MUSSEN, P. H.; CONGER, J. J.; KAGAN, J.; HUSTON, A. C. Desenvolvimento e personalidade da criança. São Paulo: Harbra, 1988.
NCHS. Growth curves for children birth-18 years. Vital and Health Statistics. DNEW publ. (PHS), série 11, 165.
PEREZ, L. M. R. Desarrollo motor y actividades físicas. Madrid: Gymnos, 1987.
PIERSON, M.; DESCHAMPS, J. P. Crescimento. São Paulo: Manole, 1980.
SAATKAMP, V. Desafios, Lutas e Conquistas: História de Marechal Cândido Rondon. Cascavel: Assoeste, 1985.
TANI, G.; MANOEL, E. J.; KOKUBUN, E.; PROENÇA, J. E. Educação física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU: EDUSP, 1988.
TANNER, J. M. Growth as a mirror of the condition of society: secular trends and class distinctions. Acta Paediatr, v. 29, p. 96-103, 1987.
VITALLE, M. S. S. et al. Ambulatório de Adolescência Clínica - Desenvolvimento Puberal e Estado Nutricional. Dados preliminares. Revista Paulista de Pediatria, v. 12, n. 4, p. 308-13, 1994.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2000 Derechos de Autor Compartidos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Los derechos de autor permiten descargar, compartir, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exhibir y reproducir total o parcialmente el artículo para cualquier propósito legal, siempre que no tenga fines lucrativos y se cite la fuente.
Informamos que todo el contenido del texto publicado, así como sus posibles errores ortográficos y gramaticales, es de total responsabilidad de sus autores, sin que el Caderno de Educação Física e Esporte o nuestros Evaluadores Ad Hoc asuman ninguna implicación legal ni responsabilidad por posibles negligencias en el uso del idioma portugués o extranjero.