Educação motora: perspectiva de mudança qualitativa para a educação física
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2001.v3.i1.p105Palabras clave:
Educação Física, Mudança, Educação MotoraResumen
Na atualidade, visualiza-se a Educação Motora como um caminho extremamente significativo para mudanças qualitativas na Educação Física. Este trabalho apresenta, de maneira breve, os pressupostos inerentes a essa alternativa educacional, abordando as possibilidades de uma prática pedagógica voltada para crianças, baseada na corporeidade e nos princípios sistêmicos. A Educação Motora propõe uma ruptura com o paradigma tradicional dualista, enfatizando a totalidade do ser humano, suas interações com o meio e a valorização da aprendizagem como um processo dinâmico e interativo.
Descargas
Citas
ASSMANN, H. Alguns toques na questão: que significa "aprender"? Texto elaborado para o programa do 25º aniversário do PPGEDU/UFRGS, 1997.
ASSMANN, H. Metáforas novas para reencantar a educação. Piracicaba: Unimep, 1996.
ASSMANN, H. Paradigmas educacionais e corporeidade. Piracicaba: Unimep, 1995.
BECKER, F. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. Educação e Realidade, v. 19, n. 1, p. 89-96, 1994.
CAPRA, F. O ponto de mutação. São Paulo: Cultrix, 1996.
DAOLIO, J. A ruptura natureza/cultura na Educação Física. In: DE MARCO, A. (Org.). Pensando a Educação Motora. Campinas: Papirus, 1995.
DE MARCO, A. Educação física ou educação motora. In: DE MARCO, A. (Org.). Pensando a educação motora. Campinas: Papirus, 1995.
FREIRE, J. B. De corpo e alma. São Paulo: Summus, 1991.
MOREIRA, W. W. Corpo presente num olhar panorâmico. In: MOREIRA, W. W. (Org.). Corpo pressente. Campinas: Papirus, 1995a.
MOREIRA, W. W. Perspectivas da educação motora na escola. In: MOREIRA, W. W. (Org.). Pensando a Educação Motora. Campinas: Papirus, 1995b.
MOREIRA, W. W. Por uma concepção sistêmica da pedagogia do movimento. In: MOREIRA, W. W. (Org.). Educação Física & Esportes - Perspectivas para o século XXI. Campinas: Papirus, 1992.
MOREIRA, W. W. Educação Física Escolar: a busca da relevância. In: PICCOLO, V. L. N. (Org.). Educação física escolar: ser... ou não ter? Campinas: Unicamp, 1993.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1991.
PICCOLO, V. L. N. Educação Motora na escola: uma proposta metodológica à luz da experiência vivida. In: DE MARCO, A. (Org.). Pensando a Educação Motora. Campinas: Papirus, 1995.
SÉRGIO, M. Educação Motora: o ramo pedagógico da Ciência da Motricidade Humana. In: DE MARCO, A. (Org.). Pensando a Educação Motora. Campinas: Papirus, 1995.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2000 Derechos de Autor Compartidos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Los derechos de autor permiten descargar, compartir, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exhibir y reproducir total o parcialmente el artículo para cualquier propósito legal, siempre que no tenga fines lucrativos y se cite la fuente.
Informamos que todo el contenido del texto publicado, así como sus posibles errores ortográficos y gramaticales, es de total responsabilidad de sus autores, sin que el Caderno de Educação Física e Esporte o nuestros Evaluadores Ad Hoc asuman ninguna implicación legal ni responsabilidad por posibles negligencias en el uso del idioma portugués o extranjero.