Reflexões sobre a educação motora na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2000.v2.i2.p107Palabras clave:
Educação Motora, Educação Infantil, Desenvolvimento IntegralResumen
Este estudo aborda a relevância da Educação Motora na Educação Infantil em instituições de creches e pré-escolas. O objetivo foi explorar práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos, considerando os domínios motor, cognitivo e afetivo-social. A pesquisa analisa aspectos como a necessidade de profissionais qualificados, a inclusão do lúdico e a interação cultural no processo educativo. Os resultados destacam que a utilização de metodologias dinâmicas e criativas, com atividades físicas adaptadas às características e necessidades das crianças, promove melhorias no desenvolvimento motor e na autonomia. Conclui-se que a Educação Motora deve ser fundamentada em vivências significativas, respeitando o contexto cultural infantil e integrando práticas pedagógicas baseadas na criatividade e no prazer.
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