Princípios orientadores para novas propostas em educação e suas relações com a educação física
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2000.v2.i2.p65Palabras clave:
Práticas Pedagógicas, Visão Holística, Pensamento Complexo.Resumen
Este texto é parte de um dos capítulos de dissertação de mestrado da autora e busca apresentar alguns princípios que poderão orientar práticas pedagógicas inovadas. Inicialmente serão apresentados a Visão Holística e o Pensamento Complexo. Posteriormente será feita uma correlação entre essas teorias e a Educação, para num terceiro momento fazer a "ponte" com a Educação Física.Descargas
Citas
ASSMANN, H. Paradigmas educacionais e corporeidade. Piracicaba: Unimep, 1995.
ASSMANN, H. Metáforas novas para reencantar a Educação. Piracicaba: Unimep, 1996.
CAPRA, F. O ponto de mutação. 17. ed. São Paulo: Cultrix, 1996.
CAPRA, F. A Teia da vida. 7. ed. São Paulo: Cultrix, 1998.
DAMÁSIO, A. O erro de Descartes. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro. São Paulo: Scipione, 1989.
FREIRE, J. B. De corpo e alma. São Paulo: Summus, 1991.
GOLEMAN, D. Inteligência emocional – A teoria que redefine o que é ser inteligente. 5. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.
GONÇALVES, M. A. S. Sentir, pensar, agir: corporeidade e Educação. Campinas: Papirus, 1994.
LE BOULCH, J. Rumo a uma ciência do movimento humano. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
MATURANA, H.; VARELA, F. A árvore do conhecimento. Campinas: Editorial Psy II, 1995.
MOREIRA, W. W. Educação Física Escolar: uma abordagem fenomenológica. Campinas: Unicamp, 1991.
MOREIRA, W. W. Por uma concepção sistêmica na pedagogia do movimento. In: MOREIRA, W. W. (Org.). Educação Física e Esportes: perspectivas para o século XXI. Campinas: Papirus, 1992.
MOREIRA, W. W. Corpo presente num olhar panorâmico. In: MOREIRA, W. W. (Org.). Corpo pressente. Campinas: Papirus, 1995a.
MOREIRA, W. W. Perspectivas da Educação Motora na Escola. In: DE MARCO, A. (Org.). Pensando a Educação Motora. Campinas: Papirus, 1995b.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1991.
SÉRGIO, M. Para uma epistemologia da motricidade humana. Lisboa: Compendium, 1987.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2000 Derechos de Autor Compartidos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Los derechos de autor permiten descargar, compartir, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exhibir y reproducir total o parcialmente el artículo para cualquier propósito legal, siempre que no tenga fines lucrativos y se cite la fuente.
Informamos que todo el contenido del texto publicado, así como sus posibles errores ortográficos y gramaticales, es de total responsabilidad de sus autores, sin que el Caderno de Educação Física e Esporte o nuestros Evaluadores Ad Hoc asuman ninguna implicación legal ni responsabilidad por posibles negligencias en el uso del idioma portugués o extranjero.