Avaliação postural em membros inferiores de escolares por meio da biofotogrametria

Autores/as

  • Verônica Ferreira Chagas Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC)
  • Christian Remígio Rodrigues Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC)

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p299

Palabras clave:

Postura corporal, Escolares, SAPO

Resumen

Introdução: Este estudo preocupou-se com o tema postura corporal em escolares com 10 a 15 anos de idade da rede pública de ensino do município de Águia Branca (ES). Objetivo: avaliar membros inferiores de escolares de 10 a 15 anos de idade de ambos os sexos. Métodos: foram demarcados pontos anatômicos localizados em membros inferiores (espinha ilíaca ântero-superior, trocânter maior do fêmur, cabeça da fíbula, ponto médio da patela, tuberosidade da tíbia, maléolos medial e lateral, e ponto entre o segundo e terceiro osso metatarsal) seguidos de fotografias (biofotogrametria). Em seguida foi utilizado o Software para a Avaliação Postural (SAPO) para realizar a análise das fotografias. Resultados: verificou-se que os desvios mais frequentes foram o desnível do quadril, joelho valgo e joelho flexo. Houve maior frequência de desvios no joelho no sexo feminino e de desvios no quadril no sexo masculino (apesar de ambos os sexos apresentarem porcentagem altas nas duas localidades de desvios). Conclusão: é sugestivo que as escolas e os professores, não apenas do município estudado, trabalhem com propostas de prevenção de tais desvios, pois a partir destes, outras alterações (articulares, musculares ou em forma de desvios) poderão surgir ao longo de suas vidas.

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Publicado

29-03-2019

Cómo citar

CHAGAS, V. F.; RODRIGUES, C. R. Avaliação postural em membros inferiores de escolares por meio da biofotogrametria. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 299–307, 2019. DOI: 10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p299. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/20195. Acesso em: 17 jul. 2024.