As redes de interações dos professores de educação física iniciantes na carreira docente: tecendo fios de socialização

Autores

  • Jéssica Serafim Frasson Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Elisandro Schultz Wittizorecki Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p109
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

Socialização docente, professor iniciante, professor de Educação Física, Cultura Escolar.

Resumo

Objetivo: Essa pesquisa teve como objetivo identificar e compreender as redes de interações dos professores de Educação Física iniciantes na carreira, no processo de socialização docente. Métodos: Para isso, foi realizado uma etnografia em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RS). Durante o trabalho de campo, que durou seis meses, foram acompanhados dois professores, um de cada escola. Os instrumentos utilizados para obtenção das informações foram diários de campo, observações e entrevistas. O material construído no campo foi compilado e organizado em pastas, após a leitura foram elencadas unidades de significados que nos auxiliaram na construção de categorias de análises. Resultados e conclusão: Compreendemos que as redes de interações são construídas para a socialização dos professores iniciantes nas escolas. A secretaria municipal de educação, a cultura escolar e os pares socializadores são os elementos que tecem os fios da socialização docente dos professores iniciante e são responsáveis, na maioria das vezes, pela permanência e envolvimento destes na cultura escolar.

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Biografia do Autor

Jéssica Serafim Frasson, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em Ciências do Movimento Humano no PPGCMH/UFRGS. Professora de Educação Física no IFRS, Campus Viamão.

Elisandro Schultz Wittizorecki, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor de Graduação e Pós-Graduação na ESEFID/UFRGS.

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Publicado

02.04.2019

Como Citar

FRASSON, J. S.; WITTIZORECKI, E. S. As redes de interações dos professores de educação física iniciantes na carreira docente: tecendo fios de socialização. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 109–118, 2019. DOI: 10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p109. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/21730. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação e Desenvolvimento Profissional