Avaliação da performance técnico-tática no tênis: uma revisão sistemática sobre os instrumentos de medida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p57

Palavras-chave:

Estudos de validação, Desempenho Atlético, Esportes, Tênis, Revisão Sistemática

Resumo

OBJETIVO: O estudo teve como objetivo revisar a literatura a fim de identificar instrumentos de avaliação da performance técnico-tática no tênis.
MÉTODOS: Foi realizado um estudo de revisão sistemática. A busca por artigos foi realizada nas bases de dados SCOPUS e WEB OF SCIENCE, utilizando-se os termos tennis AND performance AND assessment. Os critérios de inclusão estabelecidos para este estudo foram: (1) artigos de validação de instrumentos; (2) que tratassem de pelo menos um aspecto técnico ou tático; (3) que fossem específicos do tênis. Dos 422 artigos encontrados, sete foram selecionados para esta revisão.
RESULTADOS: Os instrumentos selecionados avaliavam em sua maioria os aspectos técnico-táticos do tênis de forma integrada, contemplando desde o público infantil até o público adulto de alto rendimento. Foi observado um maior número de instrumentos de avaliação no contexto do treino em relação ao contexto da competição. Todos os estudos apresentaram ao menos uma evidência de validade, e apenas dois estudos não apresentaram evidências de confiabilidade.
CONCLUSÃO: Esta revisão pode auxiliar treinadores e pesquisadores da área a escolher o instrumento de avaliação mais adequado de acordo com o contexto e os objetivos almejados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Vieira Bulso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestre em Ciências do Movimento Humano - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Gabriel Henrique Treter Gonçalves, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutor em Ciências do Movimento Humano - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Thiago José Leonardi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Educação Física - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Carlos Adelar Abaide Balbinotti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Ciências do Desporto - Universidade do Porto

Referências

ARAÚJO, D.; FONSECA, C.; DAVIDS, K.; GARGANTA, J.; VOLOSSOVITCH, A.; BRANDÃO, R.; KREBS, R. The role of ecological constraints on expertise development. Talent Development & Excellence, Granada, v. 2, n. 2, p. 165-79, 2010.

BUSZARD, T.; FARROW, D.; REID, M.; MASTERS, R. S. W. Modifying equipment in early skill development: a tennis perspective. Research Quarterly for Exercise And Sport, Cardiff, v. 85, n. 2, p. 218-25, 2014.

CHACÓN-MOSCOSO, S.; SANDUVETE-CHAVES, S.; ANGUERA, M. T.; LOSADA, L.; PORTELL, M.; LOZANO-LOZANO, J. A. Preliminary checklist for reporting observational studies in sports areas: content validity. Frontiers in Psychology, Lausanne, v. 9, p. 1-2, 2018.

COSTA, I. T.; GARGANTA, J.; GRECO, P.; MESQUITA, I.; MAIA, J. Sistema de avaliação táctica no futebol (FUT-SAT): desenvolvimento e validação preliminar. Motricidade, Ribeiro de Pena, v. 1, n. 7, p. 66-84, 2011.

CUI, Y.; GÓMEZ, M. A.; GONÇALVES, B.; LIU, H.; SAMPAIO, J. Effects of experience and relative quality in tennis match performance during four Grand Slams. International Journal Of Performance Analysis in Sport, Cardiff, v. 17, n. 5, p. 783-801, 2017.

CUI, Y.; GÓMEZ, M. A.; GONÇALVES, B.; SAMPAIO, J. Performance profiles of professional female tennis players in grand slams. Plos One, San Francisco, v. 13, n. 7, p. 1-18, 2018.

DAVIS, W. E.; BURTON, A. W. Ecological task analysis: translating movement behavior theory into practice. Adapted Physical Activity Quarterly, Champaign, v. 8, p. 154-77, 1991.

FARROW, D.; REID, M. The effect of equipment scaling on the skill acquisition of beginning tennis players. Journal of Sports Sciences, London, v. 28, n. 7, p. 723-32, 2010.

GARGANTA, J. Análise da performance nos jogos desportivos: revisão acerca da análise do jogo. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, Porto, v. 1, n. 1, p. 57-64, 2001.

GONÇALVES, G. H. T.; BALBINOTTI, M. A. A.; GINCIENE, G.; CARDOSO, M. F. S.; KLERING, R. T.; BALBINOTTI, C. A. A. Desenvolvimento técnico-tático: evidências de validade de escalas de medida de conteúdos pedagógicos no esporte. Journal of Physical Education, Maringá, v. 30, p. 3060, 2019.

GONÇALVES, G. H. T.; BALBINOTTI, M. A. A.; BULSO, R. V.; KLERING, R. T.; BALBINOTTI, C. A. A. Conteúdos pedagógicos do esporte: uma revisão integrativa sobre instrumentos de medida. Saúde e Desenvolvimento Humano, Canoas, v. 8, p. 141-52, 2020.

GRÉHAIGNE, J. F.; GODBOUT, P.; BOUTHIER, D. Performance assessment in team sports. Journal of Teaching in Physical Education, Hanover, v. 16, n. 4, p. 500-16, 1997.

KOLMAN, N.; HUIJGEN, B. C. H.; KRAMER, T.; ELFERINK-GEMSER, M. T.; VISSCHER, C. Technical the dutch technical-tactical tennis test (d4t) for talent identification and development: psychometric characteristics. Journal of Human Kinetics, Katowice, v. 55, n. 1, p. 127-38, 2017.

KOLMAN, N.; KRAMER, T.; ELFERINK-GEMSER, M. T.; HUIJGEN, B. C. H.; VISSCHER, C. Technical and tactical skills related to performance levels in tennis: a systematic review. Journal of Sports Sciences, London, v. 37, n. 1, p. 108-21, 2018.

KRAUSE, L.; FARROW, D.; REID, M.; BUSZARD, T.; PINDER, R. Helping coaches apply the principles of representative learning design: validation of a tennis specific practice assessment tool. Journal of Sports Sciences, Katowice, v. 36, n. 11, p. 1277-86, 2017.

OSLIN, J.; MITCHELL, S.; GRIFFIN, L. The Game Performance Assessment Instrument (GPAI): development and preliminary validation. Journal of Teaching in Physical Education, London, v. 17, n. 2, p. 231-43, 1998.

REES, T.; HARDY, L.; INGLEDEW, D. K. Performance assessment in sport: Formulation, justification, and confirmatory factor analysis of a measurement instrument for tennis performance. Journal of Applied Sport Psychology, Indianapolis, v. 12, n. 2, p. 203-18, 2000.

SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 1, n. 11, p. 83-89, 2007.

SLOSAR, L.; SIMUNIC, B.; PISOT, R.; MARUSIC, U. Validation of a tennis rating score to evaluate the technical level of children tennis players. Journal of Sports Sciences, London, v. 37, n. 1, p. 100-7, 2018.

SOUZA, A. C.; ALEXANDRE. N. M. C.; GUIRARDELLO, E. B. Propriedades psicométricas na avaliação de instrumentos: avaliação da confiabilidade e da validade. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v. 26, n. 3, p. 649-59, 2017.

TORRES-LUQUE, G.; FERNÁNDEZ-GARCIA, A. I.; CABELLO-MANRIQUE, D.; GIMÉNEZ-EGIDO, J. M.; ORTEGA-TORO, E. Design and validation of an observational instrument for the technical-tactical actions in singles tennis. Frontiers in Psychology, Lausanne, v. 9, p. 1-10, 2018.

UNIERZYSKI, P.; CRESPO, M. Review of modern teaching methods for tennis (Análisis de los métodos actuales de enseñanza del tenis). Revista Internacional de Ciencias del Deporte, San Javier, v. 3, n. 7, p. 1-10, 2007.

VAVERKA, F; CERNOSEK, M. Quantitative assessment of the serve speed in tennis. Sports Biomechanics, London, v. 15, n. 1, p. 48-60, 2016.

VERGAUWEN, L.; MADOU, B.; BEHETS, D. Authentic evaluation of forehand groundstrokes in young low- to intermediate-level tennis Players. Medicine & Science in Sports & Exercise, Indianapolis, v. 36, n. 12, p. 2099-2106, 2004.

Downloads

Publicado

13.08.2020

Como Citar

BULSO, R. V.; GONÇALVES, G. H. T.; LEONARDI, T. J.; BALBINOTTI, C. A. A. Avaliação da performance técnico-tática no tênis: uma revisão sistemática sobre os instrumentos de medida. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 2, p. 57–62, 2020. DOI: 10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p57. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/24578. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Esportes de Raquete