(Re)significando a educação física escolar no ensino médio: a partir do planejamento de ensino de jogos populares

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27258

Palabras clave:

Educação Física Escolar, Planejamento de ensino, Jogos populares

Resumen

OBJETIVO: Apresentar um relato de experiência do planejamento e desenvolvimento colaborativo de uma proposta pedagógica para o ensino de Educação Física (EF) no Ensino Médio (EM), por meio da abordagem de Jogos populares, visando fomentar discussões sobre a importância do ato de planejar o ensino para o desenvolvimento integral dos estudantes, como um mecanismo de legitimação da EF enquanto área do conhecimento no currículo escolar. 
MÉTODOS: A proposta foi planejada de forma colaborativa com 21 estudantes do 2° ano do EM. No desenvolvimento da proposta oportunizamos o ensino de Jogos populares, por meio de três momentos: leitura de textos, experimentação de jogos e, conversas sobre a aula. 
RESULTADOS: Evidenciamos que a organização desses momentos tenha contribuído para formação integral dos estudantes, no diz respeito a aquisição de saberes conceituais relativos às diferentes culturas existentes no país; a construção de saberes corporais experimentados na prática dos jogos e, saberes atitudinais referentes ao prazer em experienciar os jogos, a criatividade e autonomia ao criar regras pensando na cooperação e cuidado com os colegas. 
CONCLUSÃO: Consideramos ser necessário que o professor reconheça no ato de planejar o ensino, o potencial pedagógico para (re)significar a sua prática, de modo a contribuir para formação dos estudantes, consequentemente, para que a EF seja valorizada no contexto escolar.

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Biografía del autor/a

Camila Rubira Silva, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Mestre em Educação em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Especialista em Docência com Ênfase em Educação Inclusiva pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

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Publicado

01-09-2021

Cómo citar

SILVA, C. R. (Re)significando a educação física escolar no ensino médio: a partir do planejamento de ensino de jogos populares. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 3, p. 213–219, 2021. DOI: 10.36453/cefe.2021.n3.27258. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/27258. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Educação Física Escolar: desafios e possibilidades na atualidade