O preconceito na educação física escolar: percepção de professores da rede pública de município do sul do Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27420

Palabras clave:

Preconceito, Educação Física, Escola.

Resumen

INTRODUÇÃO: O presente trabalho versa sobre as manifestações de preconceito identificadas por professores de Educação Física, da rede pública de ensino de um município do sul do Brasil, e as consequências de tais manifestações no andamento de suas aulas. 
OBJETIVO: Buscou-se identificar os tipos de preconceitos observados nas aulas de Educação Física e as consequências para: o aluno agressor, o aluno que sofre o preconceito e a turma na qual estão inseridos. 
MÉTODOS: Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, de caráter descritivo, em que a coleta de dados se deu por meio de entrevista. Para a análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Foram entrevistados 27 professores de Educação Física, sendo 11 homens e 16 mulheres. 
RESULTADOS: Os resultados apontaram que os tipos de preconceitos mais frequentemente identificados pelos professores nas aulas de Educação Física são étnico-racial, de diferenças corporais e aqueles relativos à classe social. Os dados demonstraram que o preconceito fomenta a agressividade; além de causar traumas, diminuição da autoestima e redução na participação das atividades propostas a quem sofre a agressão. 
CONCLUSÃO: Ficou evidenciada a carência de ações mais efetivas relacionadas à redução das manifestações de preconceito dentro do ambiente escolar. 

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Biografía del autor/a

Maiara Scheila Freitas Santos, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Fabiana Celente Montiel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul)

http://lattes.cnpq.br/7208001902484898

Felipe Fernando Guimarães da Silva, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

http://lattes.cnpq.br/4287612275478078

José Antônio Bicca Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Mariângela da Rosa Afonso, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

http://lattes.cnpq.br/5202830028335096

Fernanda de Souza Teixeira, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

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Publicado

01-09-2021

Cómo citar

SANTOS, M. S. F.; MONTIEL, F. C.; SILVA, F. F. G. da; RIBEIRO, J. A. B.; AFONSO, M. da R.; TEIXEIRA, F. de S. O preconceito na educação física escolar: percepção de professores da rede pública de município do sul do Brasil. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 3, p. 27–33, 2021. DOI: 10.36453/cefe.2021.n3.27420. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/27420. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Educação Física Escolar: desafios e possibilidades na atualidade