Formação inicial docente durante a pandemia: um relato de experiência de uma residente a partir do Programa Residência Pedagógica em Educação Física

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27496
Agencias de apoyo
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Palabras clave:

Educação Física, Educação Básica, Ensino Remoto

Resumen

INTRODUÇÃO: O Programa Residência Pedagógica objetiva aperfeiçoar a formação prática nos cursos de licenciatura, proporcionando uma imersão do acadêmico na escola de Educação Básica. 
OBJETIVO: Relatar as experiências vivenciadas por uma residente nos primeiros seis meses do Programa Residência Pedagógica de um curso de Educação Física, frente aos desafios da pandemia de COVID-19 para a formação inicial docente. 
MÉTODOS: O programa foi realizado em uma escola-campo na cidade de Ourinhos (SP) e contou com a participação de 10 residentes que desenvolveram atividades para alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. O cronograma do primeiro módulo foi dividido em três etapas: (A) ambientação, (B) observação estruturada e (C) regência. 
RESULTADOS: A pandemia de COVID-19 resultou em um processo de regência através do ensino remoto, o que causou certa insegurança e a adaptação do ponto de vista da residente autora. Entretanto, a preparação das etapas de ambientação e observações auxiliaram de forma efetiva a construção do processo de regência. A regência foi dinâmica e encorajadora, e incentivou a atuação no âmbito da Educação Física Escolar. 
CONCLUSÃO: Apesar das dificuldades encontradas no ensino remoto, todas as experiências vivenciadas pela autora deste relato durante o primeiro módulo do programa contribuíram de forma crucial para a sua formação inicial. 

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Biografía del autor/a

Flávia Évelin Bandeira Lima, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutora em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP.

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Publicado

01-09-2021

Cómo citar

SILVA, T. M. de S.; SILVA, C. C. da; CRESPILHO, D. M.; BANDEIRA LIMA, F. Évelin. Formação inicial docente durante a pandemia: um relato de experiência de uma residente a partir do Programa Residência Pedagógica em Educação Física. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 3, p. 191–197, 2021. DOI: 10.36453/cefe.2021.n3.27496. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/27496. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Educação Física Escolar: desafios e possibilidades na atualidade

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