Jogada ensaiada: representações sociais da figura do goleiro no futebol brasileiro pós Barbosa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n2.27702

Palabras clave:

Futebol, Goleiro, Representações

Resumen

INTRODUÇÃO: Este ensaio aborda as representações sociais em torno do papel do goleiro no contexto do futebol brasileiro. O marco temporal é a Copa do Mundo de 1950 pelo impacto histórico e sociocultural que a derrota da seleção brasileira na final no Maracanã teve no cenário nacional à época. 
OBJETIVO: Analisa dados e informações de alguns autores sobre a Copa do mundo daquele ano, especialmente sobre a falha do goleiro Barbosa, que foi culpado pela derrota brasileira na final daquela Copa. 
MÉTODOS: Análise interpretativa de discursos sobre goleiros na ótica da Teoria do Espaço de Representação do Futebol. 
CONCLUSÃO: Conclui que no Brasil, desde o episódio Barbosa, construiu-se uma representação de fundo racista sobre a confiabilidade de goleiros negros, assim como uma exacerbada valorização de goleiros estrangeiros. Discute possíveis caminhos a serem seguidos em pesquisas futuras nesta temática.

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Biografía del autor/a

Felipe Freddo Breunig, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Possui graduação em Educação Física - Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2011). Possui especialização em Educação e Saúde Mental Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2013). Possui Residência Integrada em Saúde Mental Coletiva pela Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul - ESP/RS (2014). Possui especialização em Musicoterapia pela Faculdade de Candeias (2018). Atuou enquanto profissional de Educação Física na Rede de Atenção Psicossocial de Sapucaia do Sul/RS (2013 a 2019). Atuou enquanto preceptor de Campo na Residência Integrada em Saúde - Saúde Mental Coletiva da ESP/RS (2017 a 2019). Atualmente é Responsável Técnico em um Serviço Residencial Terapêutico da Rede de Atenção Psicossocial do município de Natal/RN. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), linha de pesquisa estudos sócio filosóficos sobre o corpo e o movimento humano. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação Física, Atenção Psicossocial, Desinstitucionalização e Musicoterapia.

Douglas Meyer Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Formado em Educação Física - Licenciatura Plena no Centro Universitário Metodista - IPA Formado em Educação Física - Bacharelado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS 

Alex Branco Fraga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Licenciado em Educação Física pelo Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista (IPA), Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Titular da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da UFRGS. Editor-chefe da Revista Movimento (Porto Alegre); coordenador do Grupo de Pesquisa Políticas de Formação em Educação Física e Saúde (POLIFES), membro da Comissão Assessora de Apoio à Edição de Periódicos Científicos da UFRGS e coordenador do NDE Licenciatura em Educação Física UFRGS. Desde janeiro de 2016 está credenciado como Assistant Professor (status-only) na Faculty of Kinesiology & Physical Education FKPE da University of Toronto (UofT) e desde fevereiro de 2018 é Advisory Board Member do Centre for Critical Qualitative Health Research (CCQHR), também na UofT. De março de 2017 a fevereiro de 2018 atuou como Visiting Professor na FKPE e também no Centre for Critical Qualitative Health Research (CCQHR), ambos da UofT. Desde novembro de 2018 é editor honorário da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE). Dentre as atividades já desenvolvidas na UFRGS, cabe destacar a atuação como Coordenador da Comissão de Graduação dos cursos de Educação Física (2007-2008); Coordenador da Comissão de Pesquisa da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (2009-2012); Tutor do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde (2010-2014); Coordenador Substituto do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (2012-2014); Membro da Câmara de Graduação da UFRGS (2014-2016). Entre as atividades não diretamente vinculadas à UFRGS, ressalta-se a atuação como Editor da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (2005-2008); Assessor da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação para elaboração das versões 1 e 2 da Base Nacional Comum Curricular (2015-2016); e Avaliador externo da Comisión Sectorial de Investigación Científica da Universidad de la Republica (UDELAR) do Uruguay em duas ocasiões (2010 e 2015). Tem experiência na área de Educação Física em interface com as áreas da Educação e Saúde Coletiva, com ênfase nos seguintes temas: políticas de formação, currículo, educação em saúde, práticas corporais/atividade física e sedentarismo, e comunicação científica. Entre outras produções, é autor do livro Corpo, identidade e bom-mocismo: cotidiano de uma adolescência bem comportada (Autêntica, 2000); e do livro Exercício da informação: governo dos corpos no mercado da vida ativa (Autores Associados, 2006). É um dos autores do Referencial Curricular do Rio Grande do Sul - Lições do Rio Grande (SEC/RS, 2009) e do livro Afazeres da Educação Física na escola: planejar, ensinar, partilhar (Edelbra, 2012), obra selecionada pelo Ministério da Educação do Brasil para o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE 2013).

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RODRIGUES FILHO, M. L. O negro no futebol brasileiro. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.

Publicado

23-08-2021

Cómo citar

BREUNIG, F. F.; OLIVEIRA, D. M.; FRAGA, A. B. Jogada ensaiada: representações sociais da figura do goleiro no futebol brasileiro pós Barbosa. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 2, p. 101–106, 2021. DOI: 10.36453/cefe.2021.n2.27702. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/27702. Acesso em: 17 jul. 2024.