JOGOS COOPERATIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON-PR

Autores/as

  • Inácio Brandl Neto

Palabras clave:

Atividades Cooperativas, Educação Física, Pesquisa-ação.

Resumen

Este texto apresenta uma linha de trabalhos orientados desde o ano de 2002 sobre os jogos cooperativos nas aulas de Educação Física, como também descreve aspectos teórico-metodológicos de uma pesquisa com intuito de Educação Continuada (pesquisa-ação) que será desenvolvida nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental no Município de Marechal Cândido Rondon – PR, a partir do ano de 2010. O propósito é constatar se as atividades estão sendo ministradas de forma competitiva, cooperativa ou semi-cooperativa e realizar interlocuções, quando necessário, em favor de brincadeiras e jogos que tenham a idéia da cooperação e da inclusão. Nos primeiros anos do projeto pretende-se acompanhar as séries/anos iniciais. Serão assistidas e analisadas três aulas de cada professor e depois realizadas as interlocuções (mediações/orientações/discussões/debates) em forma de entrevista com os mesmos. Após, serão acompanhadas mais aulas (duas ou três) para observar o resultado das interlocuções realizadas e discutir algumas situações ainda pendentes em relação ao assunto estudado. Como resultado, espera-se subsidiar o/a docente com as fundamentações necessárias para uma práxis que pode gerar uma transformação social orientada para comportamentos e valores baseados na cooperação e na inclusão (para todos).

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Publicado

01-01-2000

Cómo citar

BRANDL NETO, I. JOGOS COOPERATIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON-PR. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 8, n. 15, p. 77–84, 2000. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/2899. Acesso em: 5 jul. 2024.