Jogos cooperativos nas aulas de educação física de Marechal Cândido Rondon - PR
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2009.v8.i15.p77Palabras clave:
Atividades Cooperativas, Educação Física, Pesquisa-ação.Resumen
Este texto apresenta uma linha de trabalhos orientados desde o ano de 2002 sobre os jogos cooperativos nas aulas de Educação Física, como também descreve aspectos teórico-metodológicos de uma pesquisa com intuito de Educação Continuada (pesquisa-ação) que será desenvolvida nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental no Município de Marechal Cândido Rondon – PR, a partir do ano de 2010. O propósito é constatar se as atividades estão sendo ministradas de forma competitiva, cooperativa ou semi-cooperativa e realizar interlocuções, quando necessário, em favor de brincadeiras e jogos que tenham a idéia da cooperação e da inclusão. Nos primeiros anos do projeto pretende-se acompanhar as séries/anos iniciais. Serão assistidas e analisadas três aulas de cada professor e depois realizadas as interlocuções (mediações/orientações/discussões/debates) em forma de entrevista com os mesmos. Após, serão acompanhadas mais aulas (duas ou três) para observar o resultado das interlocuções realizadas e discutir algumas situações ainda pendentes em relação ao assunto estudado. Como resultado, espera-se subsidiar o/a docente com as fundamentações necessárias para uma práxis que pode gerar uma transformação social orientada para comportamentos e valores baseados na cooperação e na inclusão (para todos).
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