BENEFÍCIOS NA ATUAÇÃO EM REDES DE EMPRESAS NO TRANSPORTE PÚBLICO
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v13i25.8439
Agências de fomento
CNPq/Fapergs/UFSM
Palavras-chave:
Redes Interoganizacionais, Redes de Cooperação. Fatores Competitivos.Resumo
O presente artigo teve como objetivo identificar, em três redes entre empresas de transporte público do Rio Grande do Sul os benefícios pela atuação em rede a partir da ocorrência dos cinco fatores competitivos observados por Verschoore e Balestrin (2006): 1) ganhos de escala e de poder de mercado; 2) provisão de soluções; 3) aprendizagem e inovação; 4) redução de custos e riscos; e 5) relações sociais. Os resultados, a partir de análise de conteúdo permitiram inferir que o principal ganho com a associação nestas redes interorganizacionais foi a implementação do sistema de bilhetagem eletrônica, que tornou-se vital para este setor que vinha acumulando perdas de passageiros e, por consequência, perdas de receitas e lucratividade. Outrossim, a atuação em rede permitiu, com as novas tecnologias de bilhetagem eletrônica ganhos de eficiência operacional com a implantação dessas ferramentas tecnológicas, as quais têm revolucionado as operações de transporte público em diversas localidades tanto no Brasil quanto no exterior.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
05-12-2014
Como Citar
LÜBECK, R. M.; WITTMANN, M. L. BENEFÍCIOS NA ATUAÇÃO EM REDES DE EMPRESAS NO TRANSPORTE PÚBLICO. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 13, n. 25, 2014. DOI: 10.48075/revistacsp.v13i25.8439. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/8439. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.