A visão de Simone de Beauvoir sobre a condição feminina
DOI:
https://doi.org/10.48075/rd.v4i2.21321
Agências de fomento
Resumo
Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre: um casal à frente de seu tempo. Sartre admirava Simone por sua intelectualidade e ser uma mulher diferente das outras, uma filósofa totalmente contra ao casamento e ao desejo de ter filhos. Beauvoir admirava Sartre pela sua ausência de beleza e por sua capacidade de ler e escrever compulsivamente. E assim viveram felizes para sempre! Mas a vida de Simone e Sartre não foi um conto de fadas. Muitas vezes, ambos foram perseguidos e ameaçados de morte pelos seus opositores políticos e intelectuais. Contudo, persistiram em defesa de suas teses e ideias de liberdade. Beauvoir e Sartre criaram o costume de sempre lerem um o trabalho do outro antes das obras serem publicadas. Busca-se assim, nesse ensaio, evidenciar a influência do pensamento de Sartre na visão de Simone de Beauvoir sobre a condição feminina.Downloads
Publicado
12-12-2018
Como Citar
LIMA, C. A. A visão de Simone de Beauvoir sobre a condição feminina. Revista DIAPHONÍA, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 102–109, 2018. DOI: 10.48075/rd.v4i2.21321. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/diaphonia/article/view/21321. Acesso em: 1 out. 2023.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.