Intuição intelectual de si: breve análise da crítica de Schelling ao dogmatismo de Espinosa e da aproximação entre dogmatismo e criticismo

Autores

  • Angelina Patrícia De Souza

DOI:

https://doi.org/10.48075/rd.v5i1.22773
Agências de fomento

Palavras-chave:

Criticismo. Dogmatismo. Intuição intelectual. Conhecimento de si.

Resumo

O presente artigo tem o intuito de analisar a crítica de Schelling às escolas do dogmatismo e criticismo sobre a possibilidade do ser humano alcançar o conhecimento de si. Para Espinosa, pela imanência com a substância, o homem pode conhecer verdadeiramente; contudo, Schelling define essa intuição intelectual de si (do homem) como tendo sido objetivada inadvertidamente, já que, desse modo, o homem coloca-se a pensar considerado inicialmente como objeto. O autor também pondera a interpretação à crítica kantiana, já que ela possibilitou a existência de todos os sistemas, assim como Kant expôs, entretanto, sem fundar, com isso, um novo sistema. Nesse sentido, o criticismo se se funda como sistema e traz para alvo último do filosofar o incondicionado como praticamente alcançável, se igualando ao dogmatismo, já que ambos os sistemas se identificam na busca do absoluto.

Downloads

Publicado

01-07-2019

Como Citar

DE SOUZA, A. P. Intuição intelectual de si: breve análise da crítica de Schelling ao dogmatismo de Espinosa e da aproximação entre dogmatismo e criticismo. Revista DIAPHONÍA, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 60–70, 2019. DOI: 10.48075/rd.v5i1.22773. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/diaphonia/article/view/22773. Acesso em: 19 abr. 2024.