A questão da virtude e o valor moral: uma breve análise da inversão dos valores historicamente constituídos segundo Max Scheler

Autores

  • Rodrigo Lopes Figueiredo Universidade Estadual do Oeste do Parana

DOI:

https://doi.org/10.48075/rd.v7i1.27141
Agências de fomento

Palavras-chave:

Virtude. inversão axiológica. valor moral.

Resumo

O presente artigo parte do estudo sobre a virtude e o valor moral refletidos desdea sua gênese, sob o pano de fundo da História e da crítica dirigida às filosofias de FriedrichNietzsche e Immanuel Kant, considerando, respectivamente, os conceitos de ressentimentoe dever moral, os quais foram analisados na obra Da reviravolta dos valores por MaxFerdinand Scheler. Nesta obra é mostrado como a virtude se desconfigurou na Modernidadeem decorrência do capitalismo industrial, da ascensão da burguesia e do método científicoaplicado ao estudo do homem e da natureza sob o viés técnico e pragmático utilitarista. Onosso objetivo neste sentido é analisar criticamente e de modo interligado sobre atransformação axiológica do conceito de virtude e valor presente na abordagemfenomenológica de Max Scheler, aprofundando particularmente, sobre as divergênciasfilosóficas entre este filósofo e os pensadores acima citados, a fim de compreender melhorsobre o estado de desorientação ética em que vivemos em nossos dias.

Downloads

Publicado

25-03-2021

Como Citar

FIGUEIREDO, R. L. A questão da virtude e o valor moral: uma breve análise da inversão dos valores historicamente constituídos segundo Max Scheler. Revista DIAPHONÍA, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 117–128, 2021. DOI: 10.48075/rd.v7i1.27141. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/diaphonia/article/view/27141. Acesso em: 29 mar. 2024.