Filosofia entre a universidade e a escola:

uma experiência de docência pesquisadora

Autores

  • CÉLIA MACHADO BENVENHO Universidade Estadual do Oeste do Parana

DOI:

https://doi.org/10.48075/rd.v8i3.30115

Palavras-chave:

Docência pesquisadora, Ensino de filosofia, PIBID, PET, Prática de Ensino

Resumo

Fruto de uma primeira reflexão sobre o trabalho de formação para a docência que
o curso de filosofia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, campus de
Toledo, vem realizando em seus 42 anos de existência, o texto trata da importância da
formação para a docência pesquisadora nos cursos de licenciatura em filosofia. Num primeiro
momento, abordamos a trajetória do curso de filosofia da Unioeste, de modo especial após a
inclusão da Filosofia no currículo escolar do Ensino Médio em 2008, indicando as mudanças
significativas que foram implementadas para atender aos aspectos legais e oferecer uma
formação de qualidade aos futuros professores de Filosofia, de modo a garantir qualidade do
ensino de Filosofia no Ensino Médio. Num segundo momento, apresentamos a nossa própria
trajetória de formação na docência pesquisadora a partir de algumas experiências vivenciadas

Biografia do Autor

CÉLIA MACHADO BENVENHO, Universidade Estadual do Oeste do Parana

Graduada, Mestre e Doutora em Filosofia pela UNIOESTE sendo, pois, também ex-acadêmica bolsista do
PET. Professora Adjunta do curso de filosofia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Downloads

Publicado

08-11-2022

Como Citar

BENVENHO, C. M. Filosofia entre a universidade e a escola:: uma experiência de docência pesquisadora. Revista DIAPHONÍA, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 150–164, 2022. DOI: 10.48075/rd.v8i3.30115. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/diaphonia/article/view/30115. Acesso em: 17 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos