O argumento pragmático-transcendental e a ética do discurso

Autores

  • PEDRO GAMBIM Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.48075/rd.v9i4.32178

Palavras-chave:

Ética, Desafios, Contemporaneidade, Resposta

Resumo

Neste texto, será destacado o papel de Karl-Otto Apel, co-fundador da Ética do Discurso, que procura estabelecer fundamentos éticos diante dos desafios contemporâneos. Ele responde a dois desafios: o externo, relacionado às consequências globais da ciência e tecnologia, demandando uma "macroética da responsabilidade solidária", e o interno, oriundo da racionalidade científica que parece obstruir a fundamentação racional de normas morais universalmente válidas. Apel apresenta a ética do discurso como solução, baseada em uma fundamentação pragmático-transcendental, superando limitações da racionalidade ética imposta pela ciência moderna. Essa ética é vista como uma macroética da responsabilidade solidária, que lida com implicações globais da ciência e tecnologia, buscando uma resposta racional para enfrentar suas consequências e de uma fundamentação ética racional. Apel desempenha um papel relevante na busca por uma ética capaz de responder aos desafios éticos da era contemporânea, particularmente os decorrentes do avanço científico e tecnológico.

Biografia do Autor

PEDRO GAMBIM, Unioeste

Professor Assistente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Realiza estudos, orientações e publicações na área de Filosofia, com ênfase em Ética e Filosofia Política. Expetiano do Grupo PET-FILOSOFIA da UNIOESTE-Campus de Toledo. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7864773720109375

Downloads

Publicado

06-11-2023

Como Citar

GAMBIM, P. O argumento pragmático-transcendental e a ética do discurso. Revista DIAPHONÍA, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 60–81, 2023. DOI: 10.48075/rd.v9i4.32178. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/diaphonia/article/view/32178. Acesso em: 28 abr. 2024.