Limites da ética discursiva a partir da ética da produção
DOI:
https://doi.org/10.48075/rd.v9i4.32182Palavras-chave:
Capitalismo, Produção, ComunidadeResumo
Neste texto, abordam-se os desafios da Ética do Discurso no contexto do modelo de produção capitalista, seguindo a perspectiva da Ética da Produção de Sírio Lopez Velasco em quatro estágios. Examina-se a falta de consenso argumentativo nas empresas capitalistas, onde os proletários são obrigados a obedecer aos capitalistas. Analisa-se a norma fundamental da Ética do Discurso no contexto do capitalismo global, com Velasco discordando de Apel sobre a satisfação das necessidades humanas pelas diferentes classes sociais. O terceiro ponto considera o capitalismo como um sistema mundial e os princípios reguladores de longo prazo da Ética do Discurso. Velasco questiona a sobrevivência da humanidade no atual modelo de produção. Por fim, explora-se a influência do sistema na comunidade científica. Em resumo, Velasco argumenta que a Ética do Discurso não pode funcionar no capitalismo devido às condições de trabalho, desigualdades e à ausência de uma verdadeira comunidade de comunicação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.