O progresso da humanidade com o estabelecimento de uma constituição civil cosmopolita segundo Kant
DOI:
https://doi.org/10.48075/rd.v10i2.33561Keywords:
Progresso histórico, Disposições humanas, Insociável sociabilidade, Estado CosmopolitaAbstract
Este trabalho apresenta a análise filosófica que Kant faz da história, para entender como o progresso da humanidade acontece mediante uma finalidade da natureza em fazer o indivíduo desenvolver as suas disposições naturais voltadas ao uso da razão, de modo que todos eles busquem estabelecer uma sociedade civil. Para tanto será examinado o conceito de insociabilidade sociável e entendido como condição para que os homens vivam em sociedade, bem como estabeleçam leis que garantam a sua segurança e tranquilidade. A propensão do homem em socializar-se, ao mesmo tempo em isolar-se dos outros indivíduos, para que sua vontade não seja submetida a de outrem, o faz chegar a um acordo político que permite a todos viverem em sociedade, garantindo suas liberdades sob leis. Essa conquista se dá pelo uso da razão, responsável por tornar os homens capazes de melhorar suas aptidões e atingir, assim, o desenvolvimento cultural. Desse modo, nota-se que o progresso da história está atrelado a um recurso teleológico [“a astúcia oculta”], quando se entende que todas as disposições humanas estão destinadas ao desenvolvimento conforme a um fim. Será esse recurso que explicará a constituição de um sistema jurídico cosmopolita perfeitamente justo para que se promova a paz entre os povos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 DIAPHONÍA Journal

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.